Ultima atualização 06 de setembro

Cerca de 20% dos automóveis têm seguro privado no Brasil

Estimativa da Siscorp é relativa a 2011 e considerou os 60 milhões veículos em circulação no País no ano passado

Embora uma pesquisa divulgada pela empresa Serasa Experian tenha revelado um aumento no número de adesões da classe C aos seguros de automóveis no primeiro semestre de 2012 – chegando aos 41,3% –, o cenário nacional apresenta alto déficit de veículos segurados quando agregadas também as classes B e A.

Segundo estimativa publicada pela Consultoria Siscorp, ao fim de 2011, somente 22,5% dos cerca de 60 milhões veículos em circulação nas ruas do país possuíam seguro particular, apesar dos números mostrarem ainda uma crescente na quantidade de acidentes, roubos e furtos em praticamente todas as regiões.

De acordo com a CNseg, por exemplo, somente nos três primeiros meses deste ano, mais de 107 mil veículos sofreram roubos e furtos.

Para Nilton Pereira Dias, diretor comercial da Seguralta Franchising, o seguro particular de automóveis é a melhor forma de proteção, visto os riscos encontrados, sejam pela criminalidade ou pelos descuidos no trânsito. “É uma forma de ter tranquilidade, pois o proprietário tem toda a assistência, apoio e reparação dos danos. Com um seguro personalizado e elaborado por um profissional capacitado, certamente a preocupação com eventuais ocorrências será menor”, afirma, lembrando, ainda, que o conceito de seguro automotivo vem mudando cada vez mais. “As seguradoras oferecem muito mais que apenas um seguro do veículo. Atualmente, há um leque extenso de opções, como carros reservas, guinchos e assistências diversas”.

Entre os motivos que levam a não contratação de apólices, está o quesito “valor cobrado” pelas empresas da área.

Expectativas positivas

Dias acredita que o crescimento econômico da classe C, que passa a ter mais poder para aquisição de veículos, proporcionará um avanço no setor de seguros, pois representam grande fatia da população e os carros populares são os principais alvos de bandidos. Segundo a Susep, o segmento de seguros automotivos obteve um ganho de 11,2% no faturamento entre janeiro e abril de 2012, em relação ao mesmo período do ano passado, chegando a R$ 7,2 bilhões. Além disso, o incentivo federal que reduz preços dos automóveis novos pode ser outro importante fator para alavancar o crescimento do número de apólices vendidas, já que pesquisas revelam que 90% dos veículos zero quilômetro aderem a um seguro no primeiro ano após saírem das lojas.

J.N.

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO