17/08/2022

Campanha da Fundación Mapfre ressalta riscos de ultrapassar os limites de velocidade

Uma campanha em prol da vida. É assim que foi denominado o tema da Semana Nacional do trânsito 2012, cujo mote é o respeito aos limites de velocidade. A Fundación Mapfre participará das ações da Semana, de forma a contribuir para que haja uma mudança no comportamento dos motoristas no que se refere aos perigos de dirigir acima dos limites permitidos nas vias do País.
Para tanto, a instituição desenvolveu a campanha “5 km/h a mais, uma vida a menos”, que visa exemplificar aos motoristas que apenas 5km a mais na velocidade do veículo pode retardar a frenagem do carro, podendo ocasionar acidentes irreversíveis. Em atropelamentos a 30 km/h, 10% das pessoas não sobrevivem. A 40 km/h este número sobre para 50%. Já a 50 km/h, os dados saltam e 90% das vítimas não sobrevivem*.

Para chamar a atenção dos condutores para esses riscos, a entidade fará uma ampla ação em canais de imprensa e no Shopping D&D, na cidade de São Paulo (adesivagem nas cancelas e distribuição de milhares de folhetos explicativos). O intuito é alertar os motoristas para os perigos que assumem ao ultrapassar a velocidade permitida nas vias, além de ressaltar que excesso de velocidade não significa correr, mas ultrapassar os limites de velocidade sinalizados nas vias e estradas.

Esta não é a única atividade que a Fundación Mapfre realizará na Semana Nacional de Trânsito. Neste ano a instituição realizará ações diferenciadas em diversos estados brasileiros para contribuir efetivamente com a redução de acidentes. Uma dessas ações será a realização do Programa Na Pista Certa em Belo Horizonte, projeto que tem como intuito difundir a educação viária e é destinado às crianças de 5 a 9 anos de idade. A ação dá ênfase à formação cidadã das crianças e o objetivo é transmitir valores e comportamentos importantes, como o respeito à sinalização e às normas de trânsito, além de relacionar a segurança viária a temas como meio ambiente e inclusão social.

Além disso, também na capital mineira, a Fundación Mapfre esteve em um estande ontem (18/09) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, na Praça da Estação. O objetivo foi apresentar ao público os programas que desenvolve com foco na educação no trânsito para crianças e jovens.

Outra campanha realizada pela entidade é o Programa de Segurança Viária para idosos, que acontecerá em Cabo Frio, na cidade do Rio de Janeiro. O programa tem como finalidade discutir a Segurança Viária entre os idosos, além de abrir um espaço para a reflexão e conscientização entre profissionais que lidam com este público e também seus familiares. O objetivo é a redução no número de acidentes de trânsito com pessoas acima de 60 anos.

A outra atividade da Fundación para a Semana Nacional de Trânsito beneficiará mais de 100 escolas do Estado da Paraíba. Na região, a instituição implantará o programa Educação Viária é Vital e formará professores para que em conjunto com os alunos, envolvam-se em uma ampla pesquisa sobre as condições de circulação viária das comunidades próximas às escolas, incentivando-os a implementar ações que tornem a circulação mais segura, justa e eficiente.

Para a diretora da delegação da Fundación Mapfre no Brasil, Fátima Lima, todas as ações têm como propósito atingir um ponto em comum, que é a redução de acidentes e o número de vítimas nas vias do País. “pela primeira vez durante a Semana faremos quatro atividades distintas para que possamos conscientizar ao mesmo tempo todos os públicos da sociedade: as crianças, os jovens, os adultos e os idosos”. Cabe ressaltar que todos esses projetos são desenvolvidos há alguns anos pela entidade.

 

G.F.

Revista Apólice