Ultima atualização 19 de setembro

Campanha da Fundación Mapfre ressalta riscos de ultrapassar os limites de velocidade

Iniciativa faz parte das ações realizadas na Semana Nacional do trânsito

Uma campanha em prol da vida. É assim que foi denominado o tema da Semana Nacional do trânsito 2012, cujo mote é o respeito aos limites de velocidade. A Fundación Mapfre participará das ações da Semana, de forma a contribuir para que haja uma mudança no comportamento dos motoristas no que se refere aos perigos de dirigir acima dos limites permitidos nas vias do País.
Para tanto, a instituição desenvolveu a campanha “5 km/h a mais, uma vida a menos”, que visa exemplificar aos motoristas que apenas 5km a mais na velocidade do veículo pode retardar a frenagem do carro, podendo ocasionar acidentes irreversíveis. Em atropelamentos a 30 km/h, 10% das pessoas não sobrevivem. A 40 km/h este número sobre para 50%. Já a 50 km/h, os dados saltam e 90% das vítimas não sobrevivem*.

Para chamar a atenção dos condutores para esses riscos, a entidade fará uma ampla ação em canais de imprensa e no Shopping D&D, na cidade de São Paulo (adesivagem nas cancelas e distribuição de milhares de folhetos explicativos). O intuito é alertar os motoristas para os perigos que assumem ao ultrapassar a velocidade permitida nas vias, além de ressaltar que excesso de velocidade não significa correr, mas ultrapassar os limites de velocidade sinalizados nas vias e estradas.

Esta não é a única atividade que a Fundación Mapfre realizará na Semana Nacional de Trânsito. Neste ano a instituição realizará ações diferenciadas em diversos estados brasileiros para contribuir efetivamente com a redução de acidentes. Uma dessas ações será a realização do Programa Na Pista Certa em Belo Horizonte, projeto que tem como intuito difundir a educação viária e é destinado às crianças de 5 a 9 anos de idade. A ação dá ênfase à formação cidadã das crianças e o objetivo é transmitir valores e comportamentos importantes, como o respeito à sinalização e às normas de trânsito, além de relacionar a segurança viária a temas como meio ambiente e inclusão social.

Além disso, também na capital mineira, a Fundación Mapfre esteve em um estande ontem (18/09) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, na Praça da Estação. O objetivo foi apresentar ao público os programas que desenvolve com foco na educação no trânsito para crianças e jovens.

Outra campanha realizada pela entidade é o Programa de Segurança Viária para idosos, que acontecerá em Cabo Frio, na cidade do Rio de Janeiro. O programa tem como finalidade discutir a Segurança Viária entre os idosos, além de abrir um espaço para a reflexão e conscientização entre profissionais que lidam com este público e também seus familiares. O objetivo é a redução no número de acidentes de trânsito com pessoas acima de 60 anos.

A outra atividade da Fundación para a Semana Nacional de Trânsito beneficiará mais de 100 escolas do Estado da Paraíba. Na região, a instituição implantará o programa Educação Viária é Vital e formará professores para que em conjunto com os alunos, envolvam-se em uma ampla pesquisa sobre as condições de circulação viária das comunidades próximas às escolas, incentivando-os a implementar ações que tornem a circulação mais segura, justa e eficiente.

Para a diretora da delegação da Fundación Mapfre no Brasil, Fátima Lima, todas as ações têm como propósito atingir um ponto em comum, que é a redução de acidentes e o número de vítimas nas vias do País. “pela primeira vez durante a Semana faremos quatro atividades distintas para que possamos conscientizar ao mesmo tempo todos os públicos da sociedade: as crianças, os jovens, os adultos e os idosos”. Cabe ressaltar que todos esses projetos são desenvolvidos há alguns anos pela entidade.

 

G.F.

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock