Diferente do ano passo, o Guia Salarial 2012-2013 apresentou a queda de 40% nos salários das posições da área de negócios do mercado financeiro por conta da crise financeira na Europa e nos Estados Unidos. “A redução, principalmente nos bônus, se deve à diminuição do volume de novas operações financeiras”, aponta Fábio Saad, gerente sênior da divisão de Finanças e Contabilidade e Mercado Financeiro da Robert Half. De acordo com Saad, naturalmente os bancos com matriz brasileira “sofreram” menos com a crise do que os com matriz na Europa ou Estados Unidos.

No mercado de seguros, os gerentes ligados às linhas financeiras de produtos e grandes riscos foram os mais procurados e tiveram valorização salarial de até 15% no Guia Salarial 2012-2013. “O perfil profissional em alta é o que consegue reunir profundo conhecimento técnico da operação a ser segurada, além de bagagem comercial”, afirma Ana Guimarães, gerente da divisão de Mercado Financeiro da Robert Half. O gerente de produtos com experiência de três a cinco anos, por exemplo, tem remuneração entre R$ 6,6 mil e R$ 10,4 mil.

Para Saad, o profissional que deseja se movimentar no mercado financeiro deve se atentar para o estilo do banco e a solidez da economia da matriz da instituição. Do ponto de vista dos candidatos, os bancos priorizam perfis dinâmicos, objetivos, pragmáticos e com resiliência, para superar as oscilações inerentes ao mercado.

O Guia Salarial 2012-2013 destaca o analista de crédito, que está em alta por conta do crescimento no número de financiamentos tanto por pessoas físicas como jurídicas.  O profissional teve valorização salarial de 10% e é demandado por bancos de montadoras, área de crédito de bancos, empresas de leasing e companhias que vendem equipamentos na área de saúde ou com foco em agronegócio, como tratores e maquinários agrícolas.

 

G.F.

Revista Apólice

Deixe uma resposta