O Paraná é o segundo estado do País a receber o Programa Na Pista Certa, ação desenvolvida pela Fundación Mapfre que visa transmitir à criançada valores importantes como cidadania e respeito ao próximo, além de relacionar a segurança viária a temas comportamentais, como meio ambiente e inclusão social.

Muitas crianças que passarem pela Praça Oswaldo Cruz, no centro de Curitiba/PR, terão uma semana de diversão e aprendizado. Até o dia 12 de agosto, das 9 às 17 horas, os jovens poderão participar do Programa Na Pista Certa, ação por meio da qual os estudantes podem realizar atividades práticas envolvendo questões relacionadas ao trânsito.

A iniciativa, desenvolvida pela Fundación Mapfre, possui métodos pedagógicos diferenciados, onde os visitantes poderão fazer tarefas lúdicas e inovadoras em um mini-trajeto viário que simula o cotidiano das vias de trânsito da cidade. A ideia é ensinar valores e comportamentos importantes, como o respeito à sinalização e às normas de trânsito, tudo com o acompanhamento de monitores qualificados que proporcionarão educação e diversão para todos os frequentadores.

As crianças poderão andar de bicicletas e carrinhos e serão orientadas sobre assuntos relacionados a placas, faixas, mãos-de-direção, segurança do condutor, o uso correto do cinto, limites de velocidade e valores comportamentais, como o respeito ao próximo e ao meio ambiente.

Esta é a primeira vez que o Programa Na Pista Certa atenderá outro estado do País e o objetivo da instituição é expandi-lo para todo o Brasil. Em cinco anos de atividades em São Paulo, a ação já beneficiou mais de 62 mil jovens.

De acordo com a diretora da delegação da Fundación Mapfre no Brasil, Fátima Lima, com o projeto muitos conceitos importantes para o estímulo da responsabilidade no trânsito serão trabalhados de forma direta. “Os pais e, principalmente, as crianças, perceberão pontos significativos para a formação de um bom convívio entre os motoristas e uma maior reflexão sobre a importância da segurança viária”.

O evento tem o apoio da Prefeitura de Curitiba, por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Curitiba. A iniciativa acontecerá na Praça Oswaldo Cruz, localizada na Rua Brigadeiro Franco, s/n – Centro.

 

G.F.

Revista Apólice

Deixe uma resposta