Ultima atualização 13 de agosto

Programa Na Pista Certa acontece em São José dos Pinhais/PR

Ação acontece entre os dias 14 e 20 de agosto

O Programa Na Pista Certa, que pela primeira vez está acontecendo no etado do Paraná, simula um mini-trajeto viário. Elaborado pela Fundación Mapfre, o projeto tem como meta transmitir valores importantes, como cidadania e respeito ao próximo.

As crianças de São José dos Pinhais, no Paraná, poderão participar, entre os dias 14 e 20 de agosto, do Programa Na Pista Certa, ação por meio da qual será possível realizar atividades práticas envolvendo questões relacionadas ao trânsito.

O programa vai trabalhar de forma lúdica, dando ênfase à formação. O Na Pista Certa tem como objetivo ensinar valores e comportamentos importantes, como o respeito à sinalização e às normas de trânsito, além de relacionar a segurança viária a temas como meio ambiente e inclusão social.

Constituído por um cenário modular, ele simula um mini-trajeto viário por meio do qual as crianças vivenciam, utilizando bicicletas e carrinhos, questões relacionadas ao trânsito, como orientações sobre placas, faixas, mãos-de-direção, segurança do condutor, comportamento, uso do cinto, respeito aos limites de velocidade e demais normas e sinalizações. O programa conta com uma abordagem pedagógica diferenciada e busca ensinar às crianças o conceito da construção de valores e conscientização, tanto social como ambiental.

Esta é a primeira vez que o Programa Na Pista Certa atenderá outro Estado do País e o intuito da instituição é expandi-lo para todo o Brasil. Em cinco anos de atividades em São Paulo, a ação já beneficiou mais de 62 mil crianças.

De acordo com a diretora da delegação da Fundación Mapfre no Brasil, Fátima Lima, com o projeto os conceitos de segurança viária serão trabalhados de forma diferenciada. “Com o projeto, as crianças farão uma reflexão sobre os sinais e as regras de trânsito como um todo e não uma simples codificação. Dessa forma elas passarão a perceber que ao desobedecerem a circulação viária vão colocar em risco sua própria segurança”.

Durante as atividades não haverá espaço para competição, apenas para colaboração. “O espírito de coletividade, a integração e o respeito são valores que queremos incentivar“, finaliza Fátima. O evento acontece das 8h30 às 16 horas de segunda a sexta-feira e das 9h às 16h30 no sábado e domingo no Ginásio Colônia Rio Grande (Avenida Rui Barbosa, nº 11.901 – Colônia Rio Grande). O projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de São José dos Pinhais.

 

G.F.

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO