Ultima atualização 07 de agosto

Porto Seguro faz campanha sobre riscos de usar o celular à direção

O Porto Seguro Auto inicia nova campanha, que faz parte do movimento “Trânsito+gentil”, para conscientizar os motoristas quanto aos perigos do uso indevido de aparelhos como celulares, smartphones e similares, ao volante. Direcionada a públicos distintos, a iniciativa abrangerá diferentes formas de divulgação.

A campanha visa chamar a atenção para práticas que, muitas vezes, “passam despercebidas”, mas que podem gerar distrações responsáveis por colisões, perda de controle da direção, entre outros incidentes. Ligar, enviar e ler mensagens ou acessar a internet enquanto se dirige são alguns exemplos de comportamentos que serão abordados nas ações.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso de celular e similares aumenta em até 400% o risco de acidentes no trânsito. No Brasil, esta é a quarta maior causa de tais ocorrências. Além disso, o uso desses aparelhos à direção é considerado infração e, portanto, acarreta perda de pontos na carteira de habilitação e multa no valor de R$ 85,13.

“Os atos de gentileza no trânsito também passam pelo cuidado com os demais condutores e pedestres, evitando práticas que os exponham a riscos de acidente”, comenta Marcelo Sebastião, diretor de Auto da Porto Seguro. “Por isso, essa nova campanha visa promover o uso adequado dos celulares e deixar claro que, para dirigir com segurança, é necessário restringir o uso desses e outros aparelhos semelhantes a quando não se está dirigindo”, completa.

Jovens motoristas: perfil e comportamentos

Com base na premissa de que o uso de celulares, smartphones e similares é predominante entre os jovens, a Porto Seguro encomendou ao Ibope um estudo sobre o perfil e comportamento de jovens motoristas à direção. Foram feitas 350 entrevistas com condutores entre 18 e 24 anos, em cinco regiões metropolitanas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife.

Em relação ao uso do celular e similares, especificamente, a pesquisa identificou que 10% dos jovens ouvidos já sofreram algum tipo de acidente em decorrência de distrações provocadas pelo uso indevido desses aparelhos à direção. Por outro lado, o ocorrido gerou uma mudança de atitude: 72% afirmaram que, após o acidente, mudaram o modo de dirigir, preocupando-se ainda com outros condutores conhecidos, como familiares e amigos.

A pesquisa também aponta o nível de conhecimento desses motoristas quanto aos riscos do uso de celulares e outros aparelhos ao volante, bem como as atitudes diante desse comportamento: 59% afirmaram dirigir e teclar ao mesmo tempo “muitas” (20% das respostas) ou “algumas” vezes (39% do total). Também nesse caso, predomina a consciência de que é preciso mudar tal prática, apesar de muitos ainda não “transformarem” esse conhecimento em atos: 80% dos respondentes disseram preocupar-se quanto ao problema em questão. Destes, 48% tentam evitar o uso de aparelhos à direção, enquanto 32% não fazem nada para mudar o hábito.

Iniciativas

As peças de divulgação da nova campanha da Porto Seguro serão veiculadas em canais de TV aberta e fechada. Abrangerá ainda inserções na internet e na programação de emissoras de rádios, além de ações em teatros e cinemas (nas unidades da rede Playarte, parceira da companhia).

A campanha também contempla o envio de e-mails para corretores, prestadores de serviço e clientes da companhia, contendo o link do vídeo, que pode ser repassado a outros interessados. Haverá entrega de materiais informativos nos estacionamentos da Rede Estapar e nas unidades dos Centros Automotivos Porto Seguro, além da inclusão de encartes em apólices e divulgação em cursos dirigidos aos segurados de Auto da empresa, como o Direção Emocional, Direção Segura e Mecânica para Mulheres.

J.N.

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO