Ultima atualização 30 de agosto

Munich Re do Brasil promove palestra sobre longevidade

Evento foi aberto por Sérgio Neves, Client Manager Life da empresa

Viveremos até os 150 anos? Existe algo que possamos fazer para retardar o envelhecimento? Carne vermelha faz mal? E café preto?

Estas foram algumas das questões abordadas na palestra “Longevidade, Dieta e Estilo de Vida” que a Munich Re do Brasil ofereceu ao mercado segurador. O evento foi aberto por Sérgio Neves, Client Manager Life da empresa, que salientou a importância dos serviços no resseguro de vida.

O tema, bastante atual, atraiu subscritores, analistas de sinistros, atuários e outros profissionais da área de Riscos de Pessoas, que puderam se familiarizar com as últimas novidades científicas na área.

Segundo o palestrante Mauro Veras, médico consultor da Munich Re, é preciso ficar claro que expectativa de vida e longevidade são conceitos distintos.

Enquanto a expectativa de vida está relacionada à vida média de uma população e, portanto, pode ser modificada por qualquer estratégia capaz de impedir ou provocar a morte prematura (vacinação, saneamento básico, epidemias, guerras etc.), a longevidade diz respeito à média de idade dos 10% que morreram com idade mais avançada em uma população e só pode ser estendida significativamente quando se retarda o envelhecimento.

Depois de várias considerações sobre o significativo aumento na duração da vida média da espécie humana que houve no século XX, veio a ducha de água fria: a medida que a expectativa de vida aumenta, ela fica menos sensível à queda da mortalidade. Para ultrapassar os 100 anos, seria preciso eliminar todas as causas de morte antes dos 85 anos de idade. Os próximos aumentos na expectativa de vida deverão ser contados em dias ou meses, e não em anos como no século XX.

A influência do meio ambiente na longevidade também foi discutida, com esclarecimentos de fatos e mitos ligados ao estilo de vida e à ingestão de vinho, café preto, carne vermelha, suplementos vitamínicos, chocolate etc.

O destaque foi dado aos vários estudos que comprovam a associação entre dieta com restrição calórica e prolongamento da vida. Para vivermos mais, temos que comer menos.

 

G.F.

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock