Ultima atualização 10 de agosto

Mercado de seguros soma R$ 50,1 bilhões em prêmios em 2012

Faturamento do setor saltou de R$ 41 bilhões para R$ 50,1 bilhões

Dados da Susep revelam que o mercado de seguros somou R$ 50,1 bilhões em prêmios, um crescimento de 22,1% nos primeiros cinco meses de 2012, em comparação com 2011. “Este resultado é impressionante: um setor que chega a crescer 10 vezes mais do que a economia brasileira”, destacou o presidente do Sindicato das Seguradoras N/Nordeste (Sindseg), Mucio Novaes.

O faturamento do setor saltou de R$ 41 bilhões para R$ 50,1 bilhões. O ramo que mais cresceu no período foi o de seguro educacional, que praticamente dobrou de tamanho, com expansão de 88,2%. Seu objetivo é auxiliar nas despesas com educação, principalmente, mensalidades escolares, em caso de desemprego, invalidez ou morte do segurado.  O mercado de previdência privada aberta também apresentou elevação, dentro do mesmo período, apresentando crescimento de 6,3%, com faturamento passando de R$ 3,9 bilhões para R$ 4,2 bilhões.

O VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) obteve um salto de 37,8%.  O residencial também demonstrou fôlego e cresceu 15,6%. Já o seguro de automóveis registrou crescimento de 12,2% e o segmento vida, de 11,2%. Por sua vez, o PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) obteve crescimento de 6,5%. O ramo previdência tradicional registrou crescimento de 6,0%.

Para Mucio Novaes, o desenvolvimento do setor, que chega a crescer 10 vezes mais do que a economia brasileira, não deve ficar neste patamar até o final do ano, mas promete obter bons resultados. “O balanço anual deve mostrar um resultado de, em média, 16% de crescimento do segmento. Aproximadamente oito vezes mais do que a economia brasileira”, ressaltou o presidente.

Já para o Nordeste brasileiro, as expectativas também são bastante confiantes. “Nossa região vai continuar a crescer em um ritmo pouco acima do mercado nacional de seguros. Tudo fruto do volume de investimentos privados e públicos que estão chegando à região e ao aumento da renda e do consumo da classe C”, concluiu Novaes.

 

G.F.

Revista Apólice

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