Ultima atualização 23 de agosto

Investimento, negócios e sustentabilidade combinam

Especialista em finanças sustentáveis mostrou que a sustentabilidade é um risco, mas também pode ser encarada como oportunidade

Uma rápida pesquisa com a plateia mostrou como a sustentabilidade nos negócios é encarada pelas pessoas. A consultora e especialista em finanças sustentáveis Maria Eugenia Buosi questionou o público presente em um dos painéis do VI Fórum de Nacional de Seguro de Vida e Previdência Privada, promovido pela Fenaprevi nesta semana em São Paulo, sobre qual a função da empresa, se o valor é igual ao preço da ação, qual é a melhor forma de avaliar um ativo e se a sustentabilidade é compatível com a geração de valor a longo prazo. A boa notícia é que as respostas mostram que os conceitos de sustentabilidade nos negócios são compreendidos pelos executivos que assistiram à palestra.

A consultora ainda mostrou que a sustentabilidade é um risco, mas também pode ser encarada como oportunidade. É um risco porque a empresa pode ser prejudicada caso não respeite o tripé da sustentabilidade (aspectos econômicos, sociais e ambientais). Como exemplos, Maria Eugenia citou casos de empresas que tiveram problemas de imagem devido a seus fornecedores, como a Zara, que comprava peças de uma confecção que utilizava mão-de-obra escrava; ou o caso da Arezzo, que criou uma coleção com pele animal e recebeu milhares de protestos nas redes sociais e viu sua ações caírem.

Por outro lado, a oportunidade pode ser aproveitada quando a empresa utiliza os conceitos de sustentabilidade no desenvolvimento de produtos. A Braskem foi o exemplo da vez, com seu polietileno “verde”. “Algumas empresas quiseram investir na planta da Braskem para garantir sua produção do plástico verde”, citou a especialista.

No mercado internacional, o investimento responsável está crescendo. Nos Estados Unidos, 12% dos investimentos seguem conceitos verdes e crescem acima dos mercados de investimento tradicionais. Na Europa, todos os ativos crescem mais ou caem menos em volume do que seus correspondentes no mercado tradicional. “Os títulos crescem 33% contra queda de 5% no mercado tradicional, segundo dados até 2009”, comentou.

De acordo com Maria Eugenia, os principais investidores desse mercado são instituições. “Fundos de pensão públicos, seguradoras e empresas relacionadas à educação. É diretamente relacionado ao mercado de seguros no exterior“, relatou.

Segundo ela, a sustentabilidade ainda é encarada como custo, mas as empresas começam a perceber que é também um diferencial da empresa. “Quando a empresa adota os conceitos de sustentabilidade, a imagem melhora, há retenção de clientes, atraem mais talentos, aumenta a produtividade e a eficiência, além do acesso a capitais”, apontou. Porém, adotar os conceitos de sustentabilidade não significa perda de valor ou filantropia. É preciso dissociar-se destes aspectos. “Se tirar o lado econômico da pirâmide, o que estamos falando não encaixará”, completou.

Jamille Niero

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock