Ultima atualização 25 de maio

Homens e mulheres diferem na compra de seguros

Segundo especialista em comportamento do consumidor, homens focam em preço e praticidade e mulheres têm mais chance de adquirir tipos diferentes de seguros

Na compra de produtos financeiros, os homens têm maior possibilidade de trocar o conceito de previdência, são mais focados em preço e praticidade e não gostam de intimidade e de se sentirem inferiorizados. Por sua vez, as mulheres têm mais chance de adquirir tipos diferentes de seguros, são mais focadas no beneficio recebido, na marca e no status.

Estas são as principais diferenças no comportamento de homens e mulheres consumidores de seguros e previdência privada, conforme análise do especialista Edilberto Camalionte, professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e diretor da Atingire Treinamento de Fato.

Camalionte foi um dos palestrantes do VI Fórum Nacional de Seguro Vida e Previdência Privada, promovido pela Fenaprevi nos dias 21 e 22 de agosto, em São Paulo.

Durante sua exposição, Camalionte deu dicas sobre como chegar aos consumidores de acordo com cada perfil, aproveitando as características predominantes em homens e mulheres. “O que diferencia o comportamento, basicamente, é que as mulheres são mais emotivas e os homens são mais racionais, especialmente nas compras”, disse.

Porém, não deve-se generalizar e achar que todos são guiados por essas características. Sempre há exceções e a abordagem na hora da venda deve levar isso em conta. Classe social, faixa etária, hábitos culturais, evolução de classe social e novos entrantes culturais são variáveis que devem ser consideradas. “Tudo isso interfere na abordagem que deverá ser feita”, observou Camalionte. “Vender é uma coisa. Oferecer uma solução financeira que vá impactar na vida da pessoa é outra”, acrescentou.

A comunicação do mercado com os consumidores também é um ponto importante e é recebida de formas diferentes por ambos os sexos. Estimativas apontam que, em média, quem mora em cidades com mais de um milhão de habitantes recebe 6 mil informações publicitárias por dia. “Prestamos atenção em coisas que dizem respeito à sua atividade profissional, propagandas engraçadas e memória seletiva. As outras são as ditas por amigos, parentes e pessoas de confiança”, comentou o especialista.

Segundo ele, a necessidade de comunicação às vezes é mais importante do que as metas de vendas. “As metas dão para o mercado a conotação errada, de que está interessado apenas na venda e não no consumidor”, analisou Camalionte.

O mercado financeiro está em busca da profissionalização na estratégia de atingir o consumidor. Passa pela aceitação do produto, mensuração do potencial de mercado, comunicação e conhecimento do cliente, até chegar à conclusão da venda, indicou o especialista. “Estimativas apontam que quando o consumidor fala bem de empresa, ele fala para oito pessoas. Já quando fala mal, fala para 90 pessoas. Quando há elogios, geralmente é para o atendimento e não para o produto em si”, exemplificou Camalionte, frisando sobre a importância da comunicação e do cliente ser bem atendido.

Para Nilton Molina, diretor da Fenaprevi e moderador da palestra, a dificuldade de compreensão dos produtos de “seguros” é justificável, já que “seguros são quase abstratos, o que complica a compreensão”. “Temos enorme preocupação com o que nossos consumidores compreendem sobre nosso produto. Aí fica a nossa responsabilidade. Temos um enorme desafio”, afirmou Molina.

Jamille Niero

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock