Com a necessidade de gerenciar de forma ainda mais eficaz suas operações financeiras e administrativas, a Europ Assistance implementou no início de 2012 o SAP ERP. Optando pela metodologia RDS (Rapid Deployment Solution), a companhia concluiu o trabalho em três meses, tempo recorde entre as empresas no mundo que também escolheram a solução.

“Nos últimos três anos crescemos aproximadamente sete vezes e pretendemos dobrar de tamanho nos próximos dois a três anos. Para isso, precisávamos de um sistema que reunisse todos os processos que estavam fragmentados e nos permitisse ainda ter uma infraestrutura robusta para essa nova fase. A escolha da SAP aconteceu pela oferta de uma solução completa que nos permite manter as mais diversas áreas do negócio sob controle e pelo curto prazo de implantação”, ressalta Paulo Fogetti, presidente da empresa no Brasil.

Para a adoção dos módulos Financials e Operations, foram envolvidos 15 profissionais de TI, entre funcionários da Europ Assistance e da SAP, além de toda a equipe financeira, de compras, e parte do time de vendas. A decisão pelo software SAP foi tomada após um mês da definição das novas diretrizes da empresa e as fases de execução duraram apenas três meses.

“Esse é um projeto de grande importância para a SAP, que demonstra que as soluções podem ser implementadas de maneira rápida e eficiente, atendendo às demandas e necessidades dos clientes”, afirma Guilherme Bujes, diretor de Vendas da SAP Brasil para o setor de Serviços Financeiros. “Com o RDS, os clientes têm acesso aos softwares da SAP de forma pré-configurada, baseados nas melhores práticas de mercado, com conhecimento prévio do investimento e do tempo necessário para a sua implantação. Isso gera muitas vantagens às empresas, que reduzem o tempo de adoção das soluções, como o caso da Europ Assistance”, acrescenta.

O uso do RDS foi decisivo para que o processo se concluísse em tempo recorde, pois segundo Jedey Miranda, COO e CIO da Europ Assistance, esta metodologia apresenta diferenciais que permitem a rapidez de implementação. Com destaque para a avaliação do setor de negócio na qual a empresa atua, permitindo a utilização das melhores práticas de mercado daquele setor no decorrer da implantação do sistema. “O SAP ERP possibilitou a unificação de cinco sistemas que eram utilizados anteriormente na Europ Assistance, melhorando o acompanhamento dos processos e limitando as atividades manuais”, enfatiza o especialista.

Todo o grupo da Europ Assistance foi treinado para utilização dos módulos já implantados. Adicionalmente ao SAP ERP, a empresa também adquiriu a ferramenta de e-learning, que possibilita maior flexibilidade e eficiência na capacitação contínua dos usuários da solução. ”O mais interessante desse método é a oportunidade de gravar a sequência das telas do sistema, durante a utilização da ferramenta, registrando a experiência de uso e replicando o passo a passo para um novo usuário. Dessa forma, o aprendizado se torna mais lúdico e permite que qualquer pessoa realize aquela operação, após o treinamento e visualização da gravação”, destaca Miranda.

Para ampliar o projeto, a Europ Assistance já analisa a aquisição do módulo SRM (Supplier Relationship Management) para a organização de fornecedores e prestadores de serviços.

J.N.

Revista Apólice

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