Ultima atualização 31 de agosto

Dicas de segurança ajudam a reduzir riscos no transporte de cargas

Segundo estatísticas, as cargas mais visadas são as de cigarros (varejo), aço e ferro, bebidas e eletrônicos

As quadrilhas especializadas no roubo de cargas vêm ampliando a sua atuação na região metropolitana de Curitiba. Segundo informações da Delegacia de Estelionato e Desvio de Carga, entre maio e junho, 58 assaltos a carretas foram registrados na região, fechando uma média de um caminhão assaltado a cada dia. Os locais com maior incidência de caminhões furtados ou roubados têm sido as cidades de Curitiba, São José dos Pi nhais, Campina Grande do Sul, Araucária e Colombo, além da BR-116 sentido São Paulo. Outras estatísticas, desta vez da 26º Sessão do Fórum Paulista do Transporte, apontam que as cargas mais visadas são as de cigarros (varejo), aço e ferro, bebidas e eletrônicos.

Com forte atuação na região, a OpenTech é uma prestadora de serviços especializada na prevenção de sinistros envolvendo cargas e têm intensificado a atuação do seu Departamento de Inteligência, visando uma atuação conjunta com a polícia. A solução OpenGR (Gerenciamento de Risco) visa especialmente coibir assaltos durante todo trajeto, já que em certas regiões, como a região metropolitana de Curitiba (PR), os índices de criminalidade têm aumentado, contribuindo para o crescimento do roubo de cargas e gerando insegurança para os motoristas que trafegam nas áreas de maior periculosidade.

De acordo com Rodrigo Corrêa, gerente de contas da OpenTech, as quadrilhas que estão atuando na região possuem “modus operandi” variados, utilizando-se de abordagem do motorista no reinicio de viagem, com veículo parado ou em movimento, principalmente no horário noturno.

“A OpenTech tem trabalhado em conjunto com os órgãos policiais dos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina, visando desarticular estas quadrilhas, já que é alto o nível de conhecimento dos criminosos sobre o funcionamento dos rastreadores e da operação de transporte e o tipo da carga”, afirma Corrêa.

Para minimizar os riscos das viagens, Paulo Oshiro, do Departamento de Inteligência da OpenTech, recomenda os seguintes procedimentos emergenciais para as operações que utilizam rotas que passam por esta região:

– Programar as saídas para evitar trafegar nesta região em horário noturno, entre 21h e 5h.

– Evitar paradas e não pernoitar em postos desta região: no sentido São Paulo pernoitar antes de Garuva-SC e no sentido Santa Catarina pernoitar entre Registro-SP e Cajati-SP.

– Montar comboios para atravessar a região.

– Revisar os equipamentos de rastreamento dos veículos.

– Utilizar o rastreador secundário no cavalo/carreta ou equipamentos móveis (isca).

– Orientar os motoristas para alertarem a Central de Rastreamento em caso de atitudes e veículos suspeitos, fornecendo informações sobre o local, os suspeitos e os veículos.

Confira as etapas do OpenGR:

Cadastro de motoristas e veículos: Maior confiabilidade gerada a partir da pesquisa do perfil securitário de quem irá transportar a carga, com checagem de dados cadastrais, histórico profissional e idoneidade do motorista. Todos os veículos também passam por uma criteriosa avaliação para garantir a qualidade do serviço e a segurança da carga.

Rastreamento do veículo: Rota pré-definida e monitoramento 24 horas do transporte para minimizar os riscos de possíveis sinistros (acidente ou prejuízo material) aos caminhões e suas respectivas cargas.

Escolta armada terceirizada: Em caso de transportes de cargas especiais ou de alto valor, o acompanhamento da viagem é feito por carros de empresas parceiras especializadas em escolta armada, cujos veículos também são rastreados com tecnologia OpenTech durante todo o trajeto.

 

G.F.

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO