Ultima atualização 23 de agosto

Congressos da Abramge têm início hoje (23)

Eventos debaterão o planejamento estratégico na saúde suplementar

Com a participação do ex- presidente Fernando Henrique Cardoso, e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o 17º Congresso Abramge e 8º Congresso Sinog terão como tema central Planejamento Estratégico na Saúde Suplementar – e já têm confirmados mais de 400 participantes. Os eventos serão realizados no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, hoje (23) e amanhã (24).

As mudanças econômicas que acontecem no Brasil e no mundo serão discutidas no primeiro dia dos Congressos, a começar pela Conferência Magna do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Em seguida, o talk show Aspectos Logístico/Operacionais do Planejamento Estratégico, terá como conferencista o diretor da Amil, Antonio Jorge Gualter Kropf.

Kropf falará ainda sobre Conceitos e Experiências de Mercado e o Relacionamento com a Cadeia de Mercado. Para ele, os principais passos para o bom funcionamento da cadeia produtiva do setor de Saúde Suplementar – que incluem Operadoras de Planos de Saúde e prestadores de serviços, entre outros – depende de três premissas. “É preciso se ater a três passos importantes: contato entre as partes, compartilhamento de dados e, o mais importante, ter informações de qualidade sobre os problemas enfrentados pelos envolvidos, para poder elaborar um plano/objetivo comum” diz o palestrante.

O comportamento e os hábitos das novas classes C e D, em ascensão no Brasil, e os números da Saúde Suplementar serão abordados por Renato Meirelles, sócio-diretor do Data Popular, no talk show sobre Aspectos Mercadológicos/Operacionais do Planejamento Estratégico. Meirelles pretende mostrar diferentes casos reais que ilustram o consumo desses novos indivíduos. “Se há uma perspectiva de expansão visível nesse momento, essa se encontra nas classes emergentes. Temos identificado em pesquisas do Data Popular que, com a ampliação da formalização dos trabalhadores das classes C e D, houve um crescimento do desejo de acesso aos planos de saúde“, avalia Meirelles.

Já Neil Patrick Mascarenhas, diretor financeiro do Grupo Carlos Chagas, vai falar sobre as principais dinâmicas do mercado e práticas competitivas das Operadoras de Planos de Saúde e seus prestadores de serviços. O tema de sua palestra é Aspectos Comerciais/Mercadológicos do Planejamento Estratégico. “Vale a pena pensar em modelos de assistência do tipo ganha-ganha onde o resultado assistencial seja tão ou mais eficiente para a saúde do beneficiário e que, ao mesmo tempo, possa levar a uma redução de custos”, afirma.

Tecnologia da Informação na Saúde

No segundo dia, os congressos continuam com palestras sobre planejamento estratégico-financeiro e de ferramentas tecnológicas. “O objetivo dos Congressos é criar um ambiente em que empresários e executivos da Saúde Suplementar possam compartilhar seus conhecimentos e expertises”, afirma Arlindo de Almeida, presidente da Abramge. “Nosso setor está crescendo e precisa debater a atual regulamentação e seus desafios”, diz Geraldo Lima, presidente do Sinog.

Por que a Tecnologia de Informação continua sendo uma caixa preta para a maioria dos executivos de saúde como acreditam alguns especialistas? A questão faz parte da palestra de Luiz Antonio De Biase Nogueira, diretor executivo da Tempro Software, que participa do talk show Tecnologia no Planejamento Estratégico. “Os técnicos tendem a dar mais peso às tendências, doutrinas e detalhes tecnológicos do que às características e reais necessidades do negócio. “Isso pode inflar os investimentos e o custo com tecnologia da informação”, explica.

Pela primeira vez, os Congressos do Sistema Abramge terão um módulo odontológico especial, que ocupará toda a tarde do primeiro dia do Congresso. Para falar sobre Planejamento Estratégico no Segmento Odontológico o convidado é Fabio Fassini, diretor da Amil Dental. Marta Espósito Peixoto, consultora da Aon Hewitt, vai falar sobre Aspectos Mercadológicos: Oportunidades e o Desenvolvimento de Novos Negócios. E para finalizar, Ariovaldo Marques, presidente da Acoplan, falará sobre os Aspectos Comerciais e Parcerias.

A Conferência de encerramento será do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e terá como tema: A Visão do Governo sobre o Cenário da Saúde no Brasil. Confira a programação completa dos 17º Congresso Abramge e 8º Congresso Sinog em www.abramge.com.br/programacao.htm .

 

G.F.

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock