Ultima atualização 03 de agosto

Brasil conta com um corretor de seguros para cada 3 mil habitantes

Segundo o Grupo Semmler, ainda falta especialização para atender aos clientes em todas as suas reais necessidades

O Brasil já registra, neste ano, 70.258 profissionais e empresas que atuam no mercado de corretagem de seguros em plena atividade. Como, segundo o mais recente censo do IBGE, o País tem uma população de 190,7 milhões de pessoas, os números apontam que o Brasil tem um corretor para cada 3 mil habitantes.

Segundo a Fenacor, a maioria atua como pessoa física e autônoma: são 45.956 no total. São 51.276 pontos de venda voltados para todas as modalidades de seguros, sendo mais 18.982 posições dedicadas à comercialização exclusiva de seguros de vida, planos de previdência complementar aberta e títulos de capitalização. Em São Paulo, concentra-se 43% dessa força de trabalho. São 30.250 pontos de distribuição de seguros.

Ivete Semmler, presidente da Grupo Semmler – formado pela Semmler Corretora de Seguros e pela Semtra Administradora de Benefícios – avalia que este número de profissionais é suficiente para atender à demanda. “Entendo que há a possibilidade efetiva de um corretor manter um atendimento a 3 mil clientes. Entretanto, para a eficácia deste processo, o corretor tem que ter a preocupação de aperfeiçoamento em pós-venda, por exemplo, contratando uma equipe qualificada”.

A qualificação é fundamental para que os corretores possam se consolidar no mercado. É preciso se orientar sobre o mercado, estudar sobre todos os produtos que  comercializará e entidades que atenderá. “O corretor deve estar sempre atualizado dos assuntos pertinentes ao ramo, participando de treinamentos e cursos que facilitem e desenvolva melhor a sua habilidade de vendas. Ele deve ser não apenas um vendedor mas, sim, um consultor”, ressalta Ivete.

Ela alerta para o fato de que muitos corretores escolhem a profissão apenas por seus ganhos ou até por falta de oportunidade de emprego em outras áreas e isso prejudica a categoria e os segurados. “O corretor competente não vende aquilo que precisa ser vendido, mas o que o cliente realmente necessita e que atenda às suas expectativas. É dessa maneira que se fideliza o cliente”.

O Grupo Semmler disponibiliza aos profissionais material de apoio, treinamentos, visitas semanais e acompanhamento para tirar dúvidas.

Um espaço exclusivo no site da empresa (www.semmler.com.br) oferece acesso ao material de vendas, simulação de cotação e campanhas/premiações atuais, disponibilizando ferramentas que facilitem a venda.O Canal do Corretor é outra ferramenta exclusiva que atende aos profissionais parceiros do Grupo – no total são cerca de 100 mil, que atuam direta ou indiretamente na comercialização dos produtos oferecidos.

Por meio do Canal do Corretor, uma equipe especializada atende e soluciona qualquer problema e dúvida, além de dar dicas de vendas para os corretores externos, facilitando o trabalho dos corretores parceiros, que, com isso, podem realizar uma venda mais qualificada. “Entendemos que o canal de vendas deve priorizar o atendimento personalizado ao cliente sem se preocupar com muitas burocracias”, afirma Ivete.

O Grupo Semmler possui uma equipe interna que atende ao consumidor final, identifica sua necessidade e perfil para saber qual o melhor produto a ser oferecido. “O atendimento diferenciado é importante para manter a carteira de clientes sempre ativa, ter um relacionamento mais próximo com os nossos corretores e também fidelização em vendas”, acredita Ivete.

 

G.F.

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO