Ultima atualização 24 de julho

Porteiros de São Paulo recebem diploma de “Amigo do Idoso”

Realizado pelo Grupo Bradesco, próxima turma do programa em São Paulo terá início no dia 7 de agosto

Porteiros de edifícios residenciais do bairro de Higienópolis e macro região, que participaram do curso gratuito “Porteiro Amigo do Idoso”, realizado pelo Grupo Bradesco Seguros, em parceria com o Senac São Paulo e com a Corretora Vila Velha, receberam na quinta-feira (19), o diploma de conclusão, em cerimônia realizada no Senac Consolação, em São Paulo.

A solenidade contou com a presença do diretor executivo da Bradesco Vida e Previdência, Américo Gomes, que revelou seu otimismo com os resultados do programa ao afirmar que “pode-se esperar, num futuro próximo, que o certificado desse curso será pedido na hora de se contratar esse tipo de profissional”.

Ana Lúcia Zanovello, do SENAC São Paulo, ressaltou a importância do programa, definido como “importante iniciativa na formação” para os profissionais. Também José Ivanor, da Vila Velha Corretora de Seguros, parceira do projeto, lembrou o “quanto é difícil conviver na sociedade brasileira com as deficiências e as dificuldades”, e a relevância de se apoiar um projeto que visa enfrentar essa questão entre os idosos.

Consultor do programa, conselheiro sênior sobre Envelhecimento Global da Academia de Medicina de Nova York (The New York Academy of Medicine) e ex-diretor do Departamento de Envelhecimento e Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Prof. Dr. Alexandre Kalache também saudou os formandos. Ele, que coordenou projetos e pesquisas voltados ao envelhecimento ativo e, atualmente, entre outras atividades, presta consultoria ao Grupo Bradesco Seguros em ações relacionadas à longevidade, recordou que foram os próprios idosos, em pesquisa realizada há alguns anos, que citaram os porteiros como seus melhores amigos no dia a dia. Qualificando-os como importantes “agentes da comunidade”, Kalache comentou serem “momentos como esses que nos fazem pensar que todo o esforço valeu a pena”.

José de Souza Pereira Neto, de 31 anos, é zelador há oito meses em um prédio da rua Aracaju, em Higienópolis. Neto conta que antes do curso, quando via um idoso, chegava a sair de perto por não saber se devia ajudar, se ofenderia. Hoje, com o curso, já se sente mais confortável e seguro para observar e perceber quando o idoso está precisando de ajuda, oferecendo-a. O zelador contou que já pôde aplicar os conhecimentos do curso ao atender um chamado de uma senhora moradora do prédio em que trabalha que, em meio a um surto de alucinação, queria que chamasse a polícia, pois sua empregada a estaria sequestrando. De posse dos contatos dos familiares da senhora, conforme orientação do programa, contatou-os para que viessem prestar-lhe socorro na crise. “Você passa a ter um olhar mais carinhoso para com o idoso, por isso o trabalho se dá com maior qualidade e todos elogiam”, afirmou.

Iniciativa do Grupo Bradesco Seguros, o Programa “Porteiro Amigo do Idoso” tem o objetivo de capacitar os profissionais para atender às necessidades específicas dos moradores idosos. Em pesquisas realizadas pela seguradora, os porteiros foram apontados como os melhores amigos dos idosos no dia-a-dia.

O projeto, que teve início em 2010, no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi expandido para São Paulo, em março deste ano. Ao todo, 432 (com os 55 capacitados ontem) porteiros já foram capacitados e, até o final de 2012, mais 225 porteiros devem ser formados.

Com duração de 12 horas de aula, o programa contempla situações comuns para quem convive com pessoas longevas. Além de abordar questões que fazem parte do cotidiano do porteiro, os profissionais aprendem, também, a se colocar no lugar dos idosos. Para isso, é realizada uma vivência utilizando óculos para dificultar a visão e pesos nas pernas, entre outros artifícios, para que os porteiros sintam as limitações da idade e reflitam sobre as dificuldades enfrentadas pelos mais velhos.

“O Programa Porteiro Amigo do Idoso visa fazer com que os porteiros se tornem ainda mais amigos dos moradores longevos e que possam entender o processo de envelhecimento em todos seus aspectos. O Grupo Bradesco Seguros, desde 2006, desenvolve uma série de ações relacionadas à longevidade e a conscientização das pessoas para o tema, como o Fórum da Longevidade e o Circuito da Longevidade, com corrida e caminhada em todo o país”, destaca a gerente do Grupo Bradesco Seguros, Rosana Gonçalves de Rosa, que ressalta ainda que a adesão dos síndicos ao programa é fundamental.

A próxima turma do Programa Porteiro Amigo do Idoso, em São Paulo, terá início em 7 de agosto. Para inscrições e mais informações, os interessados devem entrar em contato com a Corretora Vila Velha, no telefone (11) 3226-9780, ou no site www.vilavelha.com.br/longevidade.

Revista Apólice o maior portal de seguros do Brasil

 

G.F.

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock