Ultima atualização 10 de julho

Expectativa de vida do brasileiro é de 83 anos, estima calculadora da Icatu

Resultados da ferramenta online mostram que obesidade e exercício ainda são pontos a melhorar para alcançar vida longa

A primeira amostra da calculadora de expectativa de vida da Icatu Seguros revela vida longa para os usuários: 83 anos. O simulador Rumo aos 100 (www.rumoaos100.com.br) é o primeiro desenvolvido com base em cálculos atuariais, que são utilizados para determinar o risco em seguros. O objetivo é ajudar o público a descobrir sua expectativa de vida e, assim, poder repensar o seu futuro. O levantamento incluiu 3.367 pessoas, sendo 60% homens e 40% mulheres com uma média de idade de 42 anos.

O resultado mostra que algumas variáveis como estado civil, nível de estresse e fumo afetam o calculo da expectativa de vida das pessoas. Os casados tiveram estimativa de 86 anos enquanto que solteiros e divorciados 79 anos. Quem se estressa pouco pode alcançar 84 anos e os muito estressados podem viver três anos a menos. Já para os fumantes a expectativa de vida não passa de 77 anos.

É possível identificar alguns costumes saudáveis dos usuários. A maioria (58%) disse que tem como hábito alimentar comer um pouco de tudo em horários regulares. Apenas 5% assumiram exagerar na quantidade de doces, produtos industrializados e alimentos gordurosos. 45% afirmaram não beber e 44% disseram fazer apenas nos finais de semana. Os resultados mostram ainda pessoas atentas à saúde, pois 61% declararam fazer check up pelo menos uma vez por ano, 94% garantiram não ter diabetes e 75% afirmaram ter pressão normal.

Porém, apesar de declararem essa preocupação com a saúde, a maioria está acima do peso. A média do IMC (Índice de Massa Corporal), que regula se alguém está acima ou abaixo dos parâmetros ideais de peso para sua estatura, foi de 26,5, o que significa sobrepeso. E os usuários estão se movimentando pouco: 38% são sedentários e 18% se exercitam apenas uma vez por semana.  Já 26% praticam alguma atividade física até três vezes por semana e apenas 18% mais do que três vezes. Em relação ao estresse, mais um ponto de atenção. 16% afirmaram estar muito estressados, 52% disseram ter um nível de estresse variando entre alto e baixo e 32% definiram como baixo.

Humberto de Freitas, superintendente de Marketing da Icatu Seguros, explica que a calculadora tem como objetivo ajudar as pessoas a se preocuparem com o futuro. “A Calculadora Rumo aos 100 mostra como os hábitos de vida influenciam diretamente na sobrevida de cada um. Além disso, nossa intenção é despertar o público que quanto maior for a expectativa, mais tempo para realizar os projetos de vida a pessoa terá. Por isso, é necessário começar mais cedo a planejar o futuro financeiro”, afirma.

J.N.

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO