A primeira amostra da calculadora de expectativa de vida da Icatu Seguros revela vida longa para os usuários: 83 anos. O simulador Rumo aos 100 (www.rumoaos100.com.br) é o primeiro desenvolvido com base em cálculos atuariais, que são utilizados para determinar o risco em seguros. O objetivo é ajudar o público a descobrir sua expectativa de vida e, assim, poder repensar o seu futuro. O levantamento incluiu 3.367 pessoas, sendo 60% homens e 40% mulheres com uma média de idade de 42 anos.

O resultado mostra que algumas variáveis como estado civil, nível de estresse e fumo afetam o calculo da expectativa de vida das pessoas. Os casados tiveram estimativa de 86 anos enquanto que solteiros e divorciados 79 anos. Quem se estressa pouco pode alcançar 84 anos e os muito estressados podem viver três anos a menos. Já para os fumantes a expectativa de vida não passa de 77 anos.

É possível identificar alguns costumes saudáveis dos usuários. A maioria (58%) disse que tem como hábito alimentar comer um pouco de tudo em horários regulares. Apenas 5% assumiram exagerar na quantidade de doces, produtos industrializados e alimentos gordurosos. 45% afirmaram não beber e 44% disseram fazer apenas nos finais de semana. Os resultados mostram ainda pessoas atentas à saúde, pois 61% declararam fazer check up pelo menos uma vez por ano, 94% garantiram não ter diabetes e 75% afirmaram ter pressão normal.

Porém, apesar de declararem essa preocupação com a saúde, a maioria está acima do peso. A média do IMC (Índice de Massa Corporal), que regula se alguém está acima ou abaixo dos parâmetros ideais de peso para sua estatura, foi de 26,5, o que significa sobrepeso. E os usuários estão se movimentando pouco: 38% são sedentários e 18% se exercitam apenas uma vez por semana.  Já 26% praticam alguma atividade física até três vezes por semana e apenas 18% mais do que três vezes. Em relação ao estresse, mais um ponto de atenção. 16% afirmaram estar muito estressados, 52% disseram ter um nível de estresse variando entre alto e baixo e 32% definiram como baixo.

Humberto de Freitas, superintendente de Marketing da Icatu Seguros, explica que a calculadora tem como objetivo ajudar as pessoas a se preocuparem com o futuro. “A Calculadora Rumo aos 100 mostra como os hábitos de vida influenciam diretamente na sobrevida de cada um. Além disso, nossa intenção é despertar o público que quanto maior for a expectativa, mais tempo para realizar os projetos de vida a pessoa terá. Por isso, é necessário começar mais cedo a planejar o futuro financeiro”, afirma.

J.N.

Revista Apólice

1 COMENTÁRIO

  1. não aa opinião nos seguros de vida.não resolve nada.corretor continua do mesmo
    tamanho.em ref.financeramente.só as grandes companhias falam em milhões.cadê o meu.
    não sei.eu continuo.do mesmo .mercado otimo para os gerentes de bancos com venda cassada
    e nada acontece.cade os sindicatos .sincor.susep.etc.não são corretores de nada.
    e são campeoes em vendas.e ai.prevelece a impumidade.me convida.isto não acontece.

Deixe uma resposta