Ultima atualização 10 de julho

Capitalização é primeiro passo para educação financeira

Pessoas aprendem a poupar e compreendem melhor outras formas de proteção e investimento, dizem especialistas
Da esquerda para a direita: Marco Barros (Fenacap), a economista Tatiana Pinheiro (Santander), o consultor financeiro Gustavo Cerbasi e o jornalista Guto Abranches
Da esquerda para a direita: Marco Barros (Fenacap), a economista Tatiana Pinheiro (Santander), o consultor financeiro Gustavo Cerbasi e o jornalista Guto Abranches

A capitalização não é um investimento nem uma loteria, mas um instrumento diferenciado, que permite ao consumidor dar o primeiro passo para se disciplinar financeiramente e entender a importância de se proteger. É um produto que serve para todas as classes sociais e empresas no relacionamento com clientes. “Se montarmos um quebra-cabeça, entendemos que o título junta vários conceitos. Permite a disciplina financeira, entender e planejar objetivos, com o benefício de concorrer a premiação via sorteio e é instrumento flexível”, observou o presidente da Fenação, Marco Antônio Barros, durante workshop para jornalistas promovido pela entidade nesta terça-feira (03), no Rio de Janeiro. O consultor Gustavo Cerbasi, que participou do evento, concordou. “A capitalização é uma poupança estimulada, pois há sentimento de recompensa pela possibilidade de ganhar o sorteio”.

Há cerca de 40 milhões de consumidores de capitalização no Brasil. Entre janeiro e abril deste ano, o setor registrou faturamento de R$ 5,06 bilhões, crescimento de 22,43% em relação ao mesmo período de 2011, segundo dados da Fenacap. O volume total de reservas alcançou R$ 20,4 bilhões, expansão de 13,3% em comparação com o ano passado. A expectativa de crescimento para 2012 é de 20 a 25%, previu Barros.

Atualmente, são comercializadas quatro modalidades de títulos de capitalização. São elas: tradicional (que tem por objetivo restituir ao fim do prazo de vigência, no mínimo, o valor total dos pagamentos efetuados); popular (propicia a participação do titular em sorteios, sem que haja devolução integral dos valores pagos); incentivo (é vinculado a um evento promocional de caráter comercial instituído por empresas e tem como objetivo alavancar vendas de produtos ou serviços das empresas promotoras, que oferecem aos seus clientes o direito de concorrer a prêmios); e compra programada (empresa de capitalização garante ao titular, ao fim da vigência, o recebimento do valor em dinheiro ou em bem/serviço). “Recentemente, porém, foi autorizada pela Susep a comercialização do microsseguro premiável”, destacou Barros.

De acordo com ele, mercados fortes e crescentes precisam que todos os agentes (vendedores e consumidores, inclusive) tenham conhecimento do segmento. O executivo ainda apontou que a capitalização é uma forma de proteger as pessoas de possíveis oscilações na economia, evitando, assim, que a população que avançou de classe social não volte à condição anterior. “A capitalização permite os primeiros passos no aprendizado da sociedade”, ressaltou. Com isso, as pessoas passam a compreender melhor outras formas de proteção e investimento, com conceitos e mercados mais complexos.

O preconceito contra o produto é um dos entraves para a expansão do segmento. “As pessoas confundem porque, anteriormente, forma de capitalizar estava indexada a poupança. Mas isso mudou”, apontou o executivo da Fenacap.

Para o consultor Gustavo Cerbasi, é preciso melhorar a venda de capitalização, não pode confundir o vendedor de soluções de investimento e de disciplina (capitalização). Muitos especialistas, ao criticarem a capitalização, apelam muito para o lado racional. “Apenas um terço da população é racional, os outros dois terços não são, ou seja, não adianta usar argumentos racionais, como apresentar estatísticas de que poucos são sorteados. A capitalização é um produto comportamental, para nos ajudar a lidar com disciplina”, completou Cerbasi.

A Revista Apólice sempre atualizada em seguros capitalização, previdência privada, resseguros e muito mais.

Jamille Niero

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock