Ultima atualização 25 de junho

Trânsito já é responsável pela morte de 6 mil crianças por ano na América Latina

Dados estão em pesquisa da Fundación Mapfre, que será apresentada na íntegra em São Paulo, no próximo dia 28

Cerca de 6,5 mil crianças morreram na América Latina em 2009 por falta do uso da cadeirinha. Este é o resultado de um estudo feito pela Fundación Mapfre e que será apresentado pela instituição em São Paulo nesta quinta-feira, 28 de junho.

A pesquisa, realizada em países da América Latina e do Caribe, além da Espanha, Turquia, Malta e da Suécia, mostra ainda que para cada criança sueca (país utilizado como base por ter a menor taxa de crianças falecidas em acidentes de trânsito) morta em decorrência da ausência desses equipamentos, morrem mais de 155 no trânsito das cidades brasileiras.

O estudo será apresentado durante o Seminário Internacional “Segurança da Criança nos veículos: Dispositivos Infantis de Retenção Veicular no Brasil”, encontro que contará com a parceria da ONG Criança Segura (dedicada à promoção da prevenção de acidentes com crianças e adolescentes de até 14 anos) e que permitirá discutir a respeito deste grave problema de segurança viária.

O levantamento será apresentado pelo diretor do Instituto de Segurança Viária da Fundación Mapfre na Espanha, Julio Laria del Vas, e terá comentários da coordenadora nacional da ONG Criança Segura, Alessandra Françoia, do coordenador do Projeto Criança e Segurança da Unicamp, Prof. Celso Arruda, do gerente de segurança no trânsito da CET/SP, Luiz de Carvalho Montans, e da coordenadora de educação no trânsito do Denatran, Maria Cristina Hoffmann.

Segundo a diretora da delegação da Fundación MAPFRE no Brasil, Fátima Lima, “a iniciativa traz à tona a discussão de um tema bastante relevante para a sociedade, uma vez que o uso desses equipamentos pode reduzir o risco de morte em 71% e o de hospitalização em 69%”. Ainda de acordo com a executiva, “estes dados deixam claro que esses recursos são a única forma segura de transportar crianças em veículos”.

Após a apresentação da pesquisa e dos debates, um simulador demonstrará, no local, os efeitos para a criança de uma colisão no caso de uso ou não da cadeirinha infantil.

 

 

 

Programação Seminário Internacional

“Segurança da Criança nos veículos:
Dispositivos Infantis de Retenção Veicular no Brasil”

8h30 Recepção e Welcome coffee
9h Abertura com Wilson Toneto, Presidente da MAPFRE no Brasil
9h15 Apresentação da pesquisa – Julio Laria del Vas, Diretor do Instituto de Segurança Viária da Fundación MAPFRE-Espanha
9h55 Comentários de especialistas
  Alessandra Françoia, Coordenadora Nacional da ONG CRIANÇA SEGURA
  Prof. Celso Arruda, Coordenador do Projeto Criança e Segurança da UNICAMP
  Luiz de Carvalho Montans, Gerente de Segurança no Trânsito da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET/SP

 

  Maria Cristina Hoffmann, Coordenadora de Educação no Trânsito do Denatran
10h45 Perguntas
  – Mediação de J. Pedro Corrêa, Especialista em Programas de Segurança do Trânsito e autor do livro “20 anos de lições de trânsito no Brasil”.
11h15 Simulação de impactos com e sem cadeirinha – Demonstração no pátio externo do edifício do CETET
12h Encerramento

J.N.

Revista Apólice

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock