Cerca de 6,5 mil crianças morreram na América Latina em 2009 por falta do uso da cadeirinha. Este é o resultado de um estudo feito pela Fundación Mapfre e que será apresentado pela instituição em São Paulo nesta quinta-feira, 28 de junho.

A pesquisa, realizada em países da América Latina e do Caribe, além da Espanha, Turquia, Malta e da Suécia, mostra ainda que para cada criança sueca (país utilizado como base por ter a menor taxa de crianças falecidas em acidentes de trânsito) morta em decorrência da ausência desses equipamentos, morrem mais de 155 no trânsito das cidades brasileiras.

O estudo será apresentado durante o Seminário Internacional “Segurança da Criança nos veículos: Dispositivos Infantis de Retenção Veicular no Brasil”, encontro que contará com a parceria da ONG Criança Segura (dedicada à promoção da prevenção de acidentes com crianças e adolescentes de até 14 anos) e que permitirá discutir a respeito deste grave problema de segurança viária.

O levantamento será apresentado pelo diretor do Instituto de Segurança Viária da Fundación Mapfre na Espanha, Julio Laria del Vas, e terá comentários da coordenadora nacional da ONG Criança Segura, Alessandra Françoia, do coordenador do Projeto Criança e Segurança da Unicamp, Prof. Celso Arruda, do gerente de segurança no trânsito da CET/SP, Luiz de Carvalho Montans, e da coordenadora de educação no trânsito do Denatran, Maria Cristina Hoffmann.

Segundo a diretora da delegação da Fundación MAPFRE no Brasil, Fátima Lima, “a iniciativa traz à tona a discussão de um tema bastante relevante para a sociedade, uma vez que o uso desses equipamentos pode reduzir o risco de morte em 71% e o de hospitalização em 69%”. Ainda de acordo com a executiva, “estes dados deixam claro que esses recursos são a única forma segura de transportar crianças em veículos”.

Após a apresentação da pesquisa e dos debates, um simulador demonstrará, no local, os efeitos para a criança de uma colisão no caso de uso ou não da cadeirinha infantil.

 

 

 

Programação Seminário Internacional

“Segurança da Criança nos veículos:
Dispositivos Infantis de Retenção Veicular no Brasil”

8h30 Recepção e Welcome coffee
9h Abertura com Wilson Toneto, Presidente da MAPFRE no Brasil
9h15 Apresentação da pesquisa – Julio Laria del Vas, Diretor do Instituto de Segurança Viária da Fundación MAPFRE-Espanha
9h55 Comentários de especialistas
  Alessandra Françoia, Coordenadora Nacional da ONG CRIANÇA SEGURA
  Prof. Celso Arruda, Coordenador do Projeto Criança e Segurança da UNICAMP
  Luiz de Carvalho Montans, Gerente de Segurança no Trânsito da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET/SP

 

  Maria Cristina Hoffmann, Coordenadora de Educação no Trânsito do Denatran
10h45 Perguntas
  – Mediação de J. Pedro Corrêa, Especialista em Programas de Segurança do Trânsito e autor do livro “20 anos de lições de trânsito no Brasil”.
11h15 Simulação de impactos com e sem cadeirinha – Demonstração no pátio externo do edifício do CETET
12h Encerramento

J.N.

Revista Apólice

 

Deixe uma resposta