Ultima atualização 05 de junho

No Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), é preciso maior atenção ao lixo automotivo

*Por Kleber Carreira

O crescimento da frota de automóveis no País, que tem apresentado uma evolução média de nove mil emplacamentos por dia, no período de janeiro a março de 2012, pode ser atribuído à ascensão dos brasileiros à classe média e também aos incentivos tributários oferecidos pelo governo ao setor automotivo. Fato é que a frota nacional tem aumentado susbstancialmente e, em consequência, tem aumentado também o volume de sucatas de veículos depositadas na natureza, compreendendo vidros, plásticos, metais de difícil degradação e outros.

Isso tem causado seriíssimos problemas à natureza, uma vez que no caso do vidro automotivo, o tempo de degradação do material é indeterminado. Além do mais, é necessário uma tecnologia especial para a separação do vidro e do Polivinil Butiral (PVB), plástico que compõe a película protetora do para-brisa. Sem políticas efetivas para promover o correto descarte deste material, a situação pode se agravar, e muito, nos próximos anos.

O Brasil hoje recicla apenas 4% de um total de 5 mil toneladas de vidros automotivos descartados mensalmente no meio ambiente. O Instituto Autoglass contribui com essa prática, realizando, há quatro anos, a reciclagem de todo o resíduo proveniente dos para-brisas danificados que são substituídos nas lojas da Autoglass. Por meio de logística reversa, o material é recolhido e recebe o tratamento adequado para que possa ser empregado na produção de garrafas, lã de vidro e jateamento.

No cenário global, a contribuição do País para minimizar o impacto ambiental do vidro automotivo ainda é muito tímida, visto que nos EUA e em países da Europa, mais de 50% do vidro danificado tem como destino o reaproveitamento. Apenas o estado do Espírito Santo possui regulamentação sobre o assunto, por meio da Lei nº 9.013 de 2008. Porém, a nossa luta é para que a prática se estenda a todo o território nacional o mais breve possível.

Neste sentido, o Instituto Autoglass, que teve participação ativa na aprovação da lei capixaba, também encaminhou ao Congresso Nacional a sua contribuição sobre tema, o que originou o Projeto de Lei nº 8.005/2010. A matéria está em tramitação na Câmara Federal aguardando deliberação da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS).

Com a proximidade do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, sugerimos uma profunda reflexão sobre o impacto de todo o volume de sucata automotiva despejado na natureza, principalmente neste momento em que o Brasil se prepara para a realização da Conferência das Nações Unidas  sobre Desenvolvimento Sustentável, a chamada Rio + 20, que acontecerá no período de 13 a 22 de junho, onde autoridades e especialistas de renome, nacionais e internacionais, estarão em nosso País para discutir o tema e buscar soluções para o planeta.

Independentemente das decisões da Conferência, é fundamental que todos os cidadãos e empresas exerçam o papel de vigilantes do meio ambiente, atentando para a importância da reciclagem, do consumo consciente e da preservação dos recursos naturais,a fim de garantir o equilíbrio da natureza e uma boa qualidade de vida para esta e para as gerações futuras.

*Kleber Carreira é presidente do Instituto Autoglass, voltado à educação socioambiental, reciclagem do vidro automotivo e análise e estudos do setor.

 

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO