Ultima atualização 18 de junho

KPMG cria grupo para desenvolver soluções tecnológicas da área tributária

O TTG (Tax Technology Group) é formado por especialistas de ambas as áreas

A KPMG acaba de criar o TTG (Tax Technology Group), formado por especialistas das áreas tributária e tecnológica dedicados a desenvolver soluções customizadas em TI para atender às necessidades das companhias na gestão de suas obrigações tributárias.

“As exigências fiscais impostas pelas autoridades tributárias brasileiras têm atingido uma complexidade tal que geram dificuldades tremendas para os gestores empresariais. Para simplificar e garantir uma menor exposição das empresas aos riscos fiscais, a KPMG criou esse novo grupo, o TTG, dedicado a dar respostas eficientes às corporações”, afirma Cecílio Schiguematu, sócio-líder da área de Tributos da KPMG no Brasil.

Atualmente, a adoção de sistemas integrados de gestão tributária torna-se praticamente uma exigência, especialmente diante da recente implantação dos SPEDs (Sistemas Públicos de Escrituração Digital) Fiscal e Contábil, além da adoção da NF-e (nota fiscal eletrônica). O uso pelo Fisco brasileiro de ferramentas tecnológicas de grande capacidade – como o supercomputador da Receita Federal conhecido como T-Rex, capaz de realizar milhões de cruzamentos de informações em poucos instantes para evitar a evasão fiscal – é outro elemento que exige adequação dos gestores para dirimir a exposição das companhias a riscos fiscais.

As empresas precisam manter uma gestão tributária muito apurada para evitar problemas causados por divergências de informações em relação às bases de dados das autoridades fiscais municipais, estaduais e federais. Qualquer inconsistência apurada pode redundar em autuação e, em alguns casos, dependendo da gravidade do ato fiscal que gerou a autuação e do conseguinte valor da penalização, uma empresa pode até ser inviabilizada financeiramente.

Assim, as companhias necessitam contar com o apoio de técnicos e especialistas que dominem as normas, regras e leis que estabelecem os princípios tributários nas três esferas de governo, além de soluções tecnológicas customizadas e integradas que atendam às características do negócio e as especificidades de cada empresa.

Possuir sistemas de controle tributário eficientes contribui, inclusive, para otimizar os dados de governança das corporações, o que se reflete em uma melhor percepção da empresa diante do mercado.

“O Fisco está muito à frente das empresas em relação ao uso das tecnologias. Para encarar esse desafio, contar com sistemas inteligentes de gestão tributária é essencial. É para isso que criamos o TTG, para ajudar as empresas a conduzirem uma administração tributária adequada, eficiente e correta”, afirma Marcus Vinicius Slemenian, também sócio da KPMG e líder do TTG no Brasil.

 

G.F.

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock