Ultima atualização 29 de junho

Hedge cambial e seguro de transporte

*Por Aparecido Mendes Rocha

O dólar norte-americano é a moeda utilizada como referência nos contratos internacionais de compra e venda, à exceção do euro, praticado pelos países pertencentes à União Europeia. A recente alta na cotação do dólar frente à moeda nacional, o real, remete ao pensamento de que o dólar valorizado impulsiona as exportações e inibe as importações. Mas nem sempre é assim, apenas a elevação do preço do dólar não é suficiente para o aumento das exportações brasileiras, como também não é um fator tão severo para a redução das importações.

Dentre os motivos inibidores nas vendas externas, estão: a turbulência atual nos países desenvolvidos; o crescimento moderado dos Estados Unidos; a recessão e os resultados econômicos ruins de alguns países na zona do euro; a desaceleração da China; a rigidez nos contratos comerciais internacionais, e as incertezas quanto ao futuro da economia mundial. Outro aspecto relevante, é que como os contratos de exportação são negociados com muita antecedência, o dólar valorizado não causará impacto imediato nas exportações e os efeitos aparecerão somente meses depois ao fechamento dos contratos. No extremo oposto, estão as empresas importadoras que não devem ver a valorização da moeda norte-americana com pessimismo e encarar como uma adequação do mercado, embora não seja uma tarefa fácil.

As oscilações cambiais trazem desequilíbrio aos mercados e indicam atenção nas atividades envolvidas com o comércio exterior, dentre elas, o seguro. O importador, ao contratar uma apólice de transporte importação, tem a opção de escolher a moeda do seguro, podendo ser moeda estrangeira ou moeda nacional.

As apólices em moeda estrangeira estão protegidas contra as perdas financeiras resultantes da desvalorização do real ante o dólar, uma espécie de hedge (proteção à variação cambial) nos casos de sinistros. As apólices, nessa condição, têm a moeda norte-americana como referência e todos os valores originais contratualmente negociados são convertidos para o dólar. Na eventualidade da ocorrência de um sinistro coberto entre o local de partida e destino, a seguradora tomará por base o câmbio do dia da indenização, não havendo perdas adicionais simplesmente por diferenças cambiais em relação à data do embarque. Pelo mesmo critério, o seguro será cobrado ao câmbio da data de seu pagamento.

Com o hedging cambial entendido na apólice de seguro de transporte, em termos de perdas acidentais de mercadorias, o importador estará duplamente protegido e conseguirá manter o resultado principal da operação de importação. Nas apólices contratadas em moeda nacional, os valores negociados no contrato de compra e venda serão convertidos para o real, ao câmbio da data do embarque no país de origem, o mesmo câmbio utilizado para a cobrança do seguro e para indenização de sinistro. Nessa opção, qualquer desvalorização da moeda brasileira é prejuízo ao importador, mas essa situação só aparece durante períodos de alta do dólar.

Em momentos de estabilidade cambial, as pequenas variações da moeda são previstas e suportadas pelo próprio negócio de importação. No entanto, caso o dólar continue aumentando e a economia brasileira entre em um período de incerteza, as empresas com apólices em moeda nacional precisarão estudar a possibilidade de alteração para moeda estrangeira, considerando que as indenizações de seguros podem ocorrer meses depois da data da ocorrência do sinistro. Para os exportadores nada altera, o seguro de transporte exportação é exclusivamente em moeda estrangeira.

O seguro de transporte internacional garante as mercadorias contra os riscos de perdas e danos durante o transcurso da viagem, e o hedge natural subentendido no seguro neutraliza os efeitos da variação cambial.

 

*Aparecido Mendes Rocha é corretor de seguros especializado em seguros internacionais

E-mail: [email protected]

Twitter: @amrocha2011

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock