Ultima atualização 15 de junho

Essor Seguros inicia operação no Brasil

Seguradora, sediada no Rio de Janeiro, é fruto da parceria entre dois grupos franceses atuantes no mercado segurador

Criada em 25 de outubro de 2011, a Essor Seguros acaba de obter a aprovação definitiva da Susep e está apta a iniciar suas operações no Brasil. Com o objetivo de atender uma demanda do mercado de construção civil brasileiro, inicialmente a seguradora comercializará produtos de Garantia e Patrimonial, com a meta de elevar a qualidade do mercado de construção civil e fornecer mais proteção ao consumidor brasileiro.

Fruto de uma parceria – joint-venture – entre dois grupos franceses atuantes no mercado segurador, liderada pela Mutuelle des Architectes Français Assurances (MAF) e com suporte técnico do Grupo SCOR Global P&C SE, a Essor está sediada no Rio de Janeiro e foi desenvolvida para ser uma empresa com atuação e investimentos essencialmente focados no mercado brasileiro.

“A companhia chegou ao Brasil com o firme propósito de garantir ao consumidor as conclusões das obras de construção civil, em ritmo acelerado no país, e ajudar a aprimorar a qualidade técnica das construções no Brasil”, explica Fábio Pinho, diretor-executivo da Essor.

No final de junho, a seguradora lançará o Seguro Garantia de Entrega de Obra e o Seguro Garantia de Danos Estruturais, para o segmento residencial. São produtos que preservam o mercado de construção civil residencial em situações de inadimplência do construtor, durante a execução do empreendimento ou pelo período de cinco anos posteriores à conclusão da obra, no que se refere a possíveis danos estruturais. Um grande evento promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil – CBIC, que idealizou o produto, comercializado com exclusividade pela Essor Seguros, será apresentado em Belo Horizonte para os segmentos de seguros e da construção civil.

Fábio Pinho explica que o Seguro Garantia de Entrega de Obra  assegura a execução do empreendimento e a entrega do imóvel residencial ao consumidor, quando for identificada a ausência do incorporador/construtor.

O Seguro Garantia de Entrega de Obra foi concebido para proteger o consumidor contra a inadimplência do construtor; garantir a entrega do empreendimento ou ressarcimento total dos montantes pagos pelos adquirentes dos imóveis, entre outros. Diferentemente do seguro garantia imobiliário, que já existe no mercado brasileiro, o produto da Essor não beneficia a instituição que financiou a obra, mas, sim, garante que o empreendimento seja concluído e entregue ao consumidor.

“Em situações de falência da construtora, o seguro assumirá o controle total da obra, designando um novo construtor para concluir e entregar o empreendimento aos consumidores”, explica Pinho.

Com o intuito de atender a demanda do setor de construção civil, a CBIC buscou uma seguradora capaz de prover soluções eficientes com a melhora da qualidade técnica às construtoras.  Neste cenário, surge o Seguro Garantia de Entrega de Obra, que passará a ser comercializado em todo o território nacional e prevê, além do cumprimento do prazo, a fiscalização e o acompanhamento permanente da construção segurada.

A CBIC pretende que as informações recolhidas durante as vistorias das obras seguradas integrem um banco de dados para mapeamento dos problemas técnicos dos empreendimentos, com as respectivas soluções empregadas. A Essor, parceira do projeto, poderá consultar as informações, de modo a prever possíveis danos e agilizar tomadas de decisão para a resolução de problemas.

A previsão da seguradora é que, nos próximos três anos, possa obter com os produtos voltados para o mercado da construção civil, o que representa uma Importância Segurada em obras de aproximadamente R$ 1.3 bilhão.

A Essor já tem na prateleira um novo produto que irá ampliar o seu leque de atuação no Brasil. O produto está em fase de aprovação pela Susep. A estimativa de Pinho é que, em agosto, ele esteja liberado, tendo em vista o forte apelo social que o produto traz em sua concepção, podendo suportar as obras em desenvolvimento no país.

“Assim que obtivermos as autorizações necessárias, apresentaremos todo nosso portfólio. Mas, podemos antecipar que o próximo produto será revolucionário e extremamente inovador para o segmento de construção civil brasileiro, aprimorando a qualidade da execução das obras, sejam elas classificadas como residenciais, comerciais e grandes riscos, públicas ou privadas”, ressalta Pinho.

 

G.F.

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO