Ultima atualização 14 de maio

Sistema protege modelos de carros antigos contra roubo e furto

DNADot é uma tecnologia da DNA Security, empresa do Grupo Dekra

Os modelos de carros antigos  – “vintages” – estão cada vez mais visados para roubos e furtos. O principal motivo que impulsiona este fenômeno é o alto valor das peças originais: não mais fabricadas, são as prediletas dos desmanches e revendedores ilegais.

“Os veículos mais antigos somam algumas fragilidades que facilitam os crimes. Em primeiro lugar está a precariedade de seus sistemas antifurto, como a impossibilidade de instalação de alarmes eletrônicos e rastreadores, tecnologias que estes modelos não suportam”, explica José Aurélio Ramalho, consultor do Grupo Dekra.
Segundo o especialista, outro agravante dos crimes está no fato de as empresas seguradoras não oferecerem apólices para os “mais antigos”. Por isso, “uma vez roubado, a perda é total”, alerta.

De acordo com dados do governo do Estado de São Paulo, nos últimos quatro anos o número total de veículos roubados e furtados cresceu 16%, atingindo 184,2 mil casos. Já a Divisão de Investigações sobre Furtos e Roubos de Veículos e Cargas (Divecar) aponta que, atualmente, a subtração indevida de automóveis movimenta cerca de R$ 500 milhões em São Paulo. “O principal destino desses veículos são os desmanches ilegais, que desmontam o bem e o revendem em partes”, diz Ramalho

Uma alternativa para a proteção dos vintage é o DNADot, tecnologia da DNA Security – empresa do Grupo Dekra. O sistema tem como base a nanotecnologia, que atua contra um dos maiores motivadores de roubos e furtos de veículos no Brasil: a venda ilegal de peças.

Por meio de um spray são aplicados até sete mil micropontos em mais de 40 partes do veículo, o que torna sua remoção praticamente impossível. Devido às suas características, o sistema reduz a abordagem dos criminosos, pois uma vez identificada, a peça perde totalmente seu valor no mercado ilegal.

“Soma-se a isso a rastreabilidade: em qualquer parte do mundo o veículo marcado pode ser identificado, pois todos os objetos que possuem o DNADot ficam cadastrados em um banco de dados mundial”, afirma o especialista.

Para conhecer mais sobre esta tecnologia: www.meudna.com.br. Ou ligar para (11) 4418-7281.

 

G.F.

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO