Ultima atualização 24 de maio

Seguradoras aumentam presença física no Norte e Nordeste

Companhias inauguram filiais, direcionam executivos para atender à região e realizam ações específicas para a população local

Acompanhando o crescimento das regiões Norte e Nordeste, várias seguradoras estão optando por estabelecer filiais nos estados
com mercado em desenvolvimento. O objetivo é aumentar e melhorar o relacionamento com os corretores, principal canal de distribuição de produtos, além de se destacar aos olhos dos consumidores.
A SulAmérica é uma das seguradoras que desenvolveu ação específica para a região. A companhia tem um projeto piloto de serviço de manutenção preventiva em veículos com atendimento em domicílio. O projeto começou no dia 2 de abril e, por enquanto, só é válido na região metropolitana de Recife. Os segurados da região recebem desconto de R$ 100 para serviços de manutenção preventiva que permitem a realização de revisões programadas no endereço onde o cliente estiver. Hoje, o Norte e o Nordeste representam 15% da
vendas da seguradora. Recentemente, o presidente e o vice visitaram as cidades de Fortaleza, Maceió e Salvador, entre outras, para conversar com mais de 400 corretores da região. “O Norte e o Nordeste estão crescendo e toda a concorrência está indo para lá. Temos que ir também”, alega o diretor regional de Vendas da SulAmérica no Norte e Nordeste, José Henrique Pimentel. Segundo ele, a visita foi importante para medir o nível de desenvolvimento da companhia na região e as possibilidades de crescimento, especialmente no interior. “Estamos reforçando a rede referenciada no interior”, indica Pimentel. Conforme dados da Susep e da ANS, referentes ao segundo trimestre de 2011, as carteiras de maior destaque para a SulAmérica na região foram Auto (crescimento de 27,2% em receita) e Odonto (avanço de 25,1% em número de segurados). A performance positiva na carteira de Odonto reflete a compra da DentalPlan, em 2011, estratégica para a expansão dos negócios na região.
A região também é estratégica para a Tokio Marine, que conta com oito sucursais no Norte e no Nordeste: Recife, Fortaleza, Natal, Aracaju, Manaus,Porto Velho, Salvador e Belém. A meta é dobrar o prêmio no Brasil até 2016 e, para a companhia, é fundamental estar mais próximo do corretor para conquistar este objetivo.
“Atualmente, esta região responde por aproximadamente 10% do volume de produção da diretoria varejo. Nossa expectativa de expansão na região é de 20% e essa projeção está baseada no crescimento médio de toda a região, que hoje é praticamente o dobro do PIB brasileiro”, afirma o diretor executivo comercial da Tokio Marine, Valmir Rodrigues. Para auxiliar no crescimento da produção na região, a diretoria da seguradora decidiu destacar um novo titular para a área comercial varejo Norte e Nordeste: João Melo e Silva. Nascido no Piauí, criado no Ceará e há 26 anos radicado em São Paulo, o executivo temexperiência de 12 anos em corretora e 13 anos na própria Tokio Marine. Melo acumula as diretorias do RJ, ES, SC, PR e RS.
A MetLife é outra seguradora que busca designar um executivo para a região. Até o fechamento desta matéria, a companhia estava em processo de contratação de um gerente para a regional Nordeste para focar em relacionamento com corretor. “Mais de 90% da nossa produção na região é de corretores locais. Principalmente os pequenos e médios têm confiado no nosso trabalho”, destaca o diretor comercial, Marcio Magnaboschi. A regional Nordeste da seguradora fechou o primeiro semestre de 2011 com crescimento de 51,3% em prêmios acumulados em relação ao mesmo período do ano passado na área de seguro de vida. O resultado da regional foi impulsionado, principalmente, pelo rendimento de Pernambuco (61,7%) e por diferentes ações que a companhia desenvolve como parte do plano estratégico de inserção no mercado, como apoio e participação em congressos e eventos da região.
De acordo com Magnaboschi, as filiais facilitam o entendimento da cultura e o modelo de negócios da região. “Muitas vezes os corretores perdem velocidade de atendimento operando com a matriz em São Paulo ou no Rio de Janeiro. Se há documentação para ser entregue ele pode pegá-la na filial, se precisar ter reunião já estamos por lá”, define.
A MetLife pretende ampliar a filial de Pernambuco, estado que cresce a passos largos. “O parque industrial tem crescido bastante e as empresas de lá apostam nos planos odontológicos para reter talentos”.

Novas fronteiras
2011 foi o ano em que a Ace criou a sua segunda estrutura regional. Para sediar a operação, a filial Salvador foi reformulada para abrigar novos profissionais que passaram a atuar no suporte às transações locais. Estes colaboradores operaram a partir das unidades já estabelecidas na capital baiana e Belém, além das novas sucursais inauguradas ao longo do ano: Recife, Fortaleza e Manaus.
“Nesta estrutura, o corretor pode falar diretamente com a pessoa que conhece as necessidades regionais e tem poder de decidir”, ressalta Durvalice Fontana, responsável pelas operações no Norte e Nordeste. “Clientes e parceiros estão ganhando muito em agilidade e na capacidade de criar soluções inovadoras para cada tipo de situação”, complementa.
A sede regional da Ace em Salvador recebeu investimentos em tecnologia da informação e em telefonia para operar de forma interligada à matriz. O escritório está instalado em um prédio que conta com infraestrutura para eventos, flats e restaurantes. Durvalice diz que, atualmente, a Ace é a única seguradora na região com a estrutura de subscritores locais.

 

 

 

Jamille Niero
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock