Ultima atualização 08 de janeiro

Longevidade e os desafios do mercado de trabalho

O futuro do mercado de trabalho é essencialmente grisalho; as mudanças demográficas pelas quais o Brasil está passando não são segredo para ninguém

Muito se debate atualmente sobre os impactos da tecnologia, a extinção e o surgimento de novas profissões. Pouco se fala, no entanto, sobre o futuro da atividade laborativa das atuais gerações X e Y e sua participação nas empresas. Diante de tantas dúvidas e incertezas, podemos escrever na pedra – ou em algum recurso tecnológico mais moderno – uma afirmação: o futuro do mercado de trabalho é essencialmente grisalho. E eu não falo isso apenas porque passei dos 80 anos em plena atividade laborativa.

Cenário que leva à reflexão

Nilton Molina

As mudanças demográficas pelas quais o Brasil está passando não são segredo para ninguém. O brasileiro está mais longevo. Em 1980, a expectativa de vida, segundo o IBGE, era de 62,6 anos. Quase 40 anos depois, em 2018, a expectativa saltou parra 76 anos. Somado a este cenário, o país também passa por uma redução gradativa da taxa de fecundidade: de 4,1 em 1980 para 1,7 em 2015, quantidade inferior à reposição.

Mas o que isso tem a ver com mercado de trabalho? A resposta é muito simples. Se o brasileiro está vivendo mais e a quantidade de jovens está cada vez menor, não tem outra saída: as empresas precisarão se adaptar para receber, cada vez mais, uma mão de obra mais velha.

Este, no entanto, não é um desafio apenas de empregadores, mas, também, de empregados e até do governo. É preciso que as empresas e suas respectivas áreas de recursos humanos estejam adequados em três perspectivas às novas realidades do mercado.

Desafios são latentes

A primeira delas é simples e direta: refere-se à oferta de oportunidades de trabalho para profissionais mais maduros. Estimativas apontam que, em 2030, 30 milhões de pessoas terão pelo menos 65 anos. É preciso, no entanto, criar condições laborativas para que esta população possa permanecer ativa. Sob uma segunda perspectiva, empregadores precisam se atentar e, principalmente, combater, ao que chamamos de etarismo. Trata-se do preconceito com a idade das pessoas. Hoje percebemos que, para muitas empresas, os profissionais grisalhos ou são ‘muito velhos’ ou ‘muito caros’.

O terceiro desafio para os empregadores é a integração geracional. Solucionados os dois primeiros pontos, é necessário que as empresas promovam a inclusão dos profissionais mais velhos com os mais jovens. A promoção entre experiência e inovação são extremamente saudáveis e pode trazer resultados exponenciais nas organizações.

Sob a óptica da responsabilidade do profissional, é fundamental pensar em sua capacitação. As pessoas com mais de 50 anos precisam ficar atentas às necessidades de atualização e capacitação, seja para atuar na própria atividade, seja para estarem preparadas para a realização de uma transição de carreira.

Por fim, destaco que, neste contexto, o governo tem um importante papel de fomentar e apoiar iniciativas que visam a integração desta população 50+ à sociedade, principalmente no que diz respeito ao mercado de trabalho. Sob este viés, o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon desenvolveu uma proposta de projeto de lei em parceria com a Universidade de São Paulo: o Regime Especial de Trabalho do Aposentado (RETA).

Este projeto tem como objetivo facilitar a participação de pessoas aposentadas no mercado formal de trabalho através da criação de um regime com carga horária diferenciada e flexibilidade para o empregado. Para o empregador, a contrapartida está na tributação.

A longevidade não é futurologia, é questão do presente. Os impactos deste fenômeno abrangem diferentes esferas, como saúde e habitação. No entanto, em um país com mais de 12 milhões de desempregados e onde mais de 5,7 milhões de lares vivem com a renda de pelo menos um idoso, pensar em soluções para o mercado de trabalho grisalho é urgente, antes que seja tarde demais.

Sobre o autor

Nilton Molina, presidente do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock