Ultima atualização 28 de maio

Munich Re promove hoje (28) fórum sobre seguro agrícola

Tema foi escolhido devido a ocorrência da Conferência ALASA 2012, que será realizada entre os dias 30 de maio e 2 de junho, no Canadá

Grande parte dos agricultores do Brasil luta pela sobrevivência após a seca severa que atingiu importantes regiões produtoras na safra 2011/12, arruinando os resultados esperados para a soja e o milho. Fica cada vez mais difícil produzir com boa margem de lucro mesmo quando do aumento no preço das commodities. Uma das razões é que não existe uma ferramenta de mitigação de risco global para perdas causadas por desastres naturais. Perdas catastróficas acabaram com os resultados nesta safra e afetaram também as reservas de safras anteriores.
Durante a Conferência da ALASA, que será realizada em Quebec (Canadá), entre os dias 30 de maio e 2 de junho, seguradoras e resseguradoras agrícolas discutem soluções e viabilidade de ferramentas de transferência de risco. A Munich Re analisou os sistemas de seguro agrícola em escala global e concluiu que existem caminhos para enfrentar os desafios inerentes do setor agrícola de maneira técnica e profissional. Todos os riscos são passíveis de ser compartilhados entre Governo, mercado segurador e produtores agrícolas e regulados dentro de uma parceria Público-Privada. O ponto chave para o sucesso nestas parcerias é gerenciar as informações (por exemplo, culturas seguradas, rendimentos de produção por unidade de área ou coberturas individuais para cada produto já estabelecido) de maneira correta. Para tanto, os dados e gestão da informação somente são bem sucedidos quando um órgão central é responsável pelas regras para geração e intercâmbio da informação, bem como é responsável pela padronização de produtos de seguro.
Por ocasião da Conferência, a Munich Re está realizando um fórum para seus clientes sob o tema “Lições aprendidas com outros mercados”. Como pode um sistema de seguro agrícola sustentável ser adaptado às necessidades do Brasil?

G.F.
Revista Apólice

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO