O setor de saúde suplementar teve um crescimento de 4,2% no número de beneficiários de assistência médica e 11,7% de receita, conforme apontam dados referentes a março de 2012, publicados na última edição do Caderno de Informação da Saúde Suplementar da ANS. Os dados são referentes a dezembro de 2011, quando o setor contava com 47,6 milhões de usuários de assistência médica. Em dezembro de 2010, o número total de beneficiários cadastrados superava os 45 milhões.

Apesar de positivo, o número é inferior ao observado entre dezembro de 2009 e dezembro de 2010 (8,5%). O crescimento de 1,04% no trimestre, entretanto, demonstra uma recuperação do crescimento do mercado, que apresentava reduzidas taxas desde o primeiro trimestre.

Com relação aos planos exclusivamente odontológicos, os 16,8 milhões verificados em dezembro representam um crescimento de 14,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior e muito próximo dos 15,6% de um ano antes, evidenciando o aquecimento do setor.

Entre os planos de assistência médica, o crescimento tem sido sustentado pelos planos coletivos empresariais, com variação de 8,2% no ano, contra 1,9% dos planos individuais. Já entre os planos exclusivamente odontológicos, o crescimento dos individuais foi maior no último ano, mas a tendência parece ser de equilíbrio ao longo do tempo.

O comportamento retraído do mercado se refletiu no registro de novas operadoras. Enquanto o número de novos registros de operadoras médico-hospitalares (aquelas que comercializam planos de assistência médica e/ou odontológicos) reduziu-se de 57 para 40 entre 2010 e 2011, o de operadoras

odontológicas (que comercializam apenas planos exclusivamente odontológicos) dobrou, passando de 8 para 16. Nos dois últimos anos, mais de 50% dos novos registros foram na modalidade “administradora de benefícios” Em dezembro de 2011, o mercado contava com 1.608 operadoras, sendo que 1.386 tinham beneficiários ativos.

O Caderno de Informação da Saúde Suplementar pode ser conferido, na íntegra, no link http://www.ans.gov.br/images/stories/Materiais_para_pesquisa/Perfil_setor/Caderno_informacao_saude_suplementar/2012_mes03_caderno_informacao.pdf.

 

Jamille Niero

Revista Apólice

Deixe uma resposta