Ultima atualização 09 de maio

Dores de cabeça e rigidez na nuca podem ser sintomas de meningite

Especialista do Hospital Sepaco alerta sobre a doença

Meningite é a inflamação das meninges, membranas que envolvem e protegem o encéfalo e a medula espinhal. Os motivos mais comuns dessa inflamação são causados por vírus ou bactérias. O Dr. João Paulo Toledo, infectologista do Hospital Sepaco, menciona que os sintomas da meningite podem variar de dores de cabeça e rigidez na nuca a náuseas, vômitos, febre e fotofobia. “Em crianças e recém-nascidos é preciso redobrar a atenção no cuidado, caso haja irritabilidade, recusa na alimentação e alterações de temperatura” explica o especialista.

A transmissão de meningite acontece por via respiratória através de gotículas e secreções do nariz e da garganta. Crianças de até um ano de idade e os idosos estão mais propícios a adquirir a doença, devido à sensibilidade do organismo e maior predisposição nessas faixas etárias.

“O diagnóstico é realizado através de exames clínicos e laboratoriais a partir da coleta de uma pequena quantidade de líquor (líquido que envolve o sistema nervoso central) que pode comprovar a existência ou ausência do vírus, bactéria, fungo ou parasita.”, explica o Dr. João.

O tratamento de sintomas inclui a prescrição de antitérmicos, antieméticos, analgésicos, e dependendo do agente causador da meningite, podem ser prescritos antibióticos ou antivirais.  “É importante ressaltar que para o tratamento desta inflamação, o paciente pode ficar internado no hospital para um diagnóstico mais rápido e preciso do caso”, destaca.

Segundo dados do Sistema Nacional de Notificações (SINAM), do Ministério da Saúde, em 2011, foram registrados mais de 1500 casos da inflamação, sendo 40% no Estado de SP. Entretanto, no Brasil, o índice de pessoas que desenvolvem a doença diminui a cada ano, pois os métodos de prevenção, diagnóstico e tratamento estão cada vez mais eficazes.

“Para a prevenção das meningites meningocócica, meningite pneumocócica e Haemophilus influenzae existem vacinas disponíveis nas unidades básicas de saúde (UBS)”, recomenda o doutor.

 

G.F.

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock