Ultima atualização 24 de maio

Cresce papel do gestor de risco em instituições financeiras, aponta pesquisa

Mais da metade dos entrevistados pela Marsh afirmam que agora têm posição mais elevada dentro de suas organizações

Os gestores de risco de instituições financeiras em toda a Europa, Oriente Médio e África (EMEA) estão aproveitando os efeitos da crise financeira para demonstrar como eles agregam valor e estão rapidamente ganhando adeptos nos conselhos de administração das empreras. Segundo pesquisa da Marsh, o papel do gestor de risco em instituições financeiras tem crescido significativamente e se destacado desde a crise financeira.

O relatório da Marsh New Risk Management Insights for Financial Institutions que detalha a visão dos chief risk officers, directors of risk e risk managers das 120 principais instituições financeiras em toda a EMEA foi elaborado no final de 2011 e entrevistou 122 gerentes de risco em toda a Europa, Oriente Médio e África. Aproximadamente 68% dos entrevistados afirmam que agora têm uma posição mais elevada dentro de suas organizações. O tempo de maturação dos departamentos de gestão de risco está impactando no nível de risco que as organizações estão preparadas para assumir: 34% dos entrevistados disseram que o apetite por riscos a nível dos conselhos administrativos tem aumentado nos últimos três anos, sendo que em 2009 somente 18% sentiam isso.

O relatório da Marsh também afirma que um grande consenso de gestores de risco em instituições financeiras em toda a EMEA (61%) sentem que a nova regulamentação tem feito pouco ou nada para reduzir sua exposição ao risco operacional. Além disso, apenas 14% classificaram a regulamentação como principal prioridade de risco para os próximos 18 meses.

O relatório também demonstrou que os gestores de risco estão hoje mais preocupados com as ameaças associadas ao risco de crédito e de liquidez de suas organizações do que jamais estiveram desde o auge da crise econômica. Mais de dois terços dos entrevistados (69%) identificaram o risco de crédito e 56% listaram o risco por liquidez como sua principal prioridade nos próximos  meses, em comparação com 37% e 22%, respectivamente, daqueles que figuraram no relatório Marsh em 2009.

Entre as principais prioridades de risco para as instituições financeiras ao longo dos próximos estão:

 

Risco de crédito – 69%

Risco de liquidez – 56%

Risco operacional – 25%

Taxa de juros – 24%

Contrapartes – 15%

Risco de mercado – 15%

Protecionismo / regulamentação – 14%

Condições econômicas globais – 12%

 

“Há três anos, as instituições financeiras reconheceram seus problemas quando a crise bancária estourou, e tomaram como principal prioridade a resolução destes problemas. Hoje, nossa pesquisa revela que os Conselhos Administrativos reconhecem cada vez mais que a gestão de risco pode proporcionar uma vantagem competitiva. Com o capital já não tão barato ou tão disponível como nos dias anteriores à crise crediária, a boa gestão dos riscos é uma ferramenta essencial para garantir novos fundos”, afirma Carrick Lambert, líder para a prática de instiuições financeiras.

“Houve uma oscilação significativa em direção a um modelo mais centralizado de gerenciamento de risco: 30% dos entrevistados descreveram sua estrutura de gestão de risco como sendo gerenciada por uma equipe central, em comparação com apenas 17% em 2009. Esperamos que esta tendência de centralização continue e que os chief risk officers, finalmente, tornem-se elementos permanentes e influentes na maioria dos Conselhos Administrativos”, diz.

“A crise financeira destacou fraquezas fundamentais na gestão de riscos e controles das instituições financeiras. Enquanto a indústria se esforça para reparar sua má reputação e restaurar a confiança dos acionistas, o papel do gestor de risco não pode ser subestimado. Atuando como um sistema de monitoramento econômico e regulatório, os gestores de risco podem ‘ouvir’ o ambiente e ajudar os Conselhos Administrativos das instituições financeiras a identificarem os riscos emergentes, reduzirem a incerteza e, portanto, otimizarem seu desempenho”, completa o executivo.

J.N.

Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO