Ultima atualização 10 de maio

ANS disponibilizará dados do Cartão Nacional de Saúde para operadoras em junho

Informações de 31 milhões de beneficiários foram cadastradas pelo Ministério da Saúde
Mauricio Ceschin(Diretor-Presidente da ANS), Odorico Monteiro(Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde) e Bruno Sobral(diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS)
Mauricio Ceschin(Diretor-Presidente da ANS), Odorico Monteiro(Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde) e Bruno Sobral(diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS)

A ANS recebeu os números do Cartão Nacional de Saúde (CNS) de 31 milhões de consumidores gerados pelo Ministério da Saúde. Estes dados ficarão disponíveis para as operadoras a partir de junho de 2012. Desta forma, o Ministério da Saúde e a ANS concluíram a primeira etapa do cadastramento de beneficiários de planos de saúde no Sistema Cartão Nacional de Saúde.
Na primeira etapa do cadastramento foram processados dados de beneficiários do Sistema de Informações de Beneficiários (SIB), da ANS, que passaram por um cruzamento de informações com o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), base de dados da Secretaria da Receita Federal. Os usuários não identificados nesse processamento serão cadastrados, posteriormente, pelas operadoras de planos de saúde.
Nenhum beneficiário de plano de saúde poderá ter seu atendimento negado caso não esteja de posse do número do CNS. Da mesma forma, nenhum beneficiário poderá ter seu plano de saúde cancelado devido à ausência deste número.
Os beneficiários não precisam se dirigir às unidades públicas de saúde para obter o número do CNS, pois serão desenvolvidos sistemas que permitirão às operadoras de planos de saúde fazer o cadastramento.
As operadoras de planos de saúde terão até 5 de junho de 2013 para cadastrar os demais beneficiários e informar os números do CNS conforme Resolução Normativa aprovada pela diretoria colegiada da ANS nesta quarta-feira (9).
Para o cidadão, a identificação via CNS possibilitará o registro eletrônico de saúde nas bases de dados dos hospitais públicos e privados, bem como nos planos de saúde, contribuindo para a continuidade qualificada da assistência à saúde recebida, independente do financiamento público ou privado. O uso do número do CNS por todos os cidadãos brasileiros é, também, uma estratégia para integrar os cadastros do SUS e da Saúde Suplementar, proporcionando melhorias na gestão da saúde no país, como a agilização do ressarcimento ao SUS.

Legenda:Mauricio Ceschin(Diretor-Presidente da ANS), Odorico Monteiro (Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde) e Bruno Sobral (diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS)

G.F.
Revista Apólice

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock