Ultima atualização 13 de abril

Entidades acreditadoras são homologadas pela ANS

Desde o início do ano a ANS está analisando os pedidos de homologação feitos por organismos de certificação interessados em atuar como entidades acreditadoras, passando a certificar a qualidade assistencial das operadoras de planos de saúde. A iniciativa faz parte do Programa de Acreditação de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde, lançado em novembro do ano passado, com o objetivo de qualificar as empresas do setor.
De acordo com o diretor-adjunto da diretoria de Normas e Habilitação das Operadoras, Leandro Fonseca, o programa e as certificações que serão dadas às operadoras servirão para que as próprias empresas aprofundem o conhecimento sobre seu negócio. Dessa forma, poderão fazer os ajustes necessários, melhorando a qualidade dos serviços prestados e dos processos administrativos. Desde a publicação da Resolução Normativa 277, que instituiu o programa, diversas operadoras já manifestaram interesse em obter a certidão de acreditação.
Fonseca afirmou que vários organismos certificadores já procuraram a ANS para obter detalhes da homologação que permitirá a emissão de certificações das operadoras de planos de saúde. A primeira certificadora homologada foi a Associação Brasileira de Acreditação de Sistemas e Serviços de Saúde (CBA) e, possivelmente ainda este mês, outras empresas deverão ser homologadas. Ele ressaltou que as empresas que estão sendo homologadas irão passar também, a partir de maio, por um processo de habilitação feito pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para qualificação dessas empresas.
“A parceria com o Inmetro foi devido à experiência de longa data do Instituto com empresas certificadoras. O processo de acreditação vai proporcionar aos usuários de planos de saúde uma melhor visão das operadoras que passarão a ter uma certificação de qualidade”, disse o diretor-adjunto. As próprias operadoras poderão usar a qualificação como forma de promover seus serviços, além de dar mais transparência às atividades, desenvolvendo no mercado condições para o estabelecimento de uma competição qualitativa.

G.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO