Ultima atualização 29 de fevereiro

Se beber não dirija. E se chover?

O consumo de bebida alcoólica é um dos principais causadores de acidentes e mortes no Trânsito. A implementação da “Lei Seca”, com a sua efetiva ação de marketing através do slogan “Se beber não dirija”, somada às ações severas das autoridades no trato deste assunto, muito têm contribuído para a redução gradativa dos acidentes. Nesta situação, o fator de risco está na ação voluntária do indivíduo sendo passível de controle, basta força de vontade e perseverança ou tratamento médico para os casos mais graves.
Outro causador e inimigo da segurança na direção é a chuva. Iniciamos 2012 com fortes chuvas que castigam nossas estradas e aumentam o risco de perdas materiais e também de vidas. Diferente da bebida, esta não temos como evitar por tratar-se de um fenômeno da natureza. As alterações climáticas multiplicam-se dia a dia depositando altíssimo volume de água no solo, provocando deterioração da malha viária, pista escorregadia, redução de visibilidade, aquaplanagem, desbarrancamentos, congestionamentos que potencializam os riscos de acidentes.
Não podemos controlar a chuva. Por isso, são necessárias ações que amenizem os seus efeitos. Treinamentos de direção preventiva focados na mudança de comportamento orientam os motoristas a controlar a velocidade, evitar frenagem brusca, evitar ultrapassagens, usar farol baixo, manter distância segura do veículo da frente, não parar no acostamento etc. Estas ações somadas à manutenção adequada do veículo, principalmente no cuidado com os pneus, criam um escudo que auxiliam a gerenciadora a controlar a forma de condução do veículo pelo motorista através das tecnologias embarcadas.
As concessionárias de estradas e o DER através dos seus sites, o telefone 155 – opção 6, disponibilizam informações atualizadas das condições climáticas de cada região e trechos interditados ou em manutenção, que também constituem ferramentas importantes de apoio.
Para termos uma idéia, de *170.457 acidentes no ano de 2011, 63.297 ocorreram em condições climáticas alteradas, culminando no alarmante número de 19.893 feridos, com 2.118 mortos.
Mobilização dos órgãos de segurança, da iniciativa privada, trabalhos de orientação e a conscientização da população são ações imediatas para evitar acidentes, preservar as mercadorias e principalmente reduzir este trágico número de mortes. Façamos a nossa parte.

*Fonte: DPRF.

Eliel Fernandes é diretor comercial da Buonny Projetos e Serviços

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO