Ultima atualização 03 de janeiro

Proposta susta normas que garantem preferência a resseguradoras nacionais

De autoria do deputado Vicente Candido (PT-SP), o Projeto de Decreto Legislativo 369/11 susta as resoluções 225/10 e 232/11 do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), que limitam a participação, em contratos de resseguros, de empresas estrangeiras ou nacionais ligadas a conglomerados sediados no exterior.
A primeira resolução obriga as empresas de seguro a contratar com resseguradoras locais pelo menos 40% de cada cessão de resseguro em contratos automáticos ou facultativos. Já a resolução 232 proíbe seguradoras e resseguradoras de repassar, para empresas ligadas ou pertencentes ao mesmo conglomerado financeiro com sede no exterior, mais de 20% do prêmio correspondente a cada cobertura contratada.
De acordo com Vicente Candido, as resoluções do CNSP são inconstitucionais e ilegais. O parlamentar argumenta que, pela Constituição, compete ao Congresso legislar sobre política de seguros. “Assim, a atribuição regulamentar do conselho restringe-se unicamente a especificar a lei, estabelecendo procedimentos, diretrizes e parâmetros técnicos”, sustenta.
O privilégio concedido a empresas nacionais de resseguro também é inconstitucional, acrescenta o deputado. Segundo lembra, são proibidas distinções entre brasileiros e estrangeiros, a não ser nos casos expressos em lei.

Soberania da lei
Ainda de acordo com o deputado, nenhum artigo da legislação vigente obriga as seguradoras a cumprir as normas impostas pelos textos sustados. “As resoluções cuja sustação se propõe atentam contra o princípio da soberania da lei.”
Vicente Candido acrescenta que as normas em discussão tendem a enfraquecer o mercado interno e geram aumento de pelo menos 30% nos custos de seguros no Brasil. Isso porque, segundo ele, o mercado ressegurador local não tem condições de conservar no País a garantia dos riscos. “As empresas globalizadas dispõem de portfólios diversificados e, por conseguinte, têm condições de pulverizar os riscos, o que significa melhores condições de preço”, afirma.
Segundo o parlamentar, as resoluções, conjuntamente, provocaram um aumento médio de 30% para os seguros de riscos de engenharia, de 27% para os de riscos operacionais, e de mais de 36% para os de riscos petroquímicos, por exemplo.

Tramitação
Antes de ser votada pelo Plenário, a proposta será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara

Revista Apólice – Portal de Seguros

K.L.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock