A Caixa Seguros acaba de ser eleita a seguradora que mais respeita seus clientes no Brasil. O prêmio, concedido pela revista Consumidor Moderno, refere-se à categoria seguros de automóveis e residenciais. O estudo avalia o conceito de respeito a partir de entrevistas diretas com os consumidores das marcas no ano de 2011.
Para chegar ao resultado, o instituto de pesquisa contratado para realizar o estudo entrevistou cerca de 1.400 brasileiros. Cada um deles respondeu diversas perguntas sobre empresas de diferentes segmentos. Os principais atributos avaliados foram, pela ordem de importância, o atendimento, a qualidade dos produtos, o relacionamento, a imagem, os preços e formas de pagamento, o respeito ao Código de Defesa do Consumidor e a qualificação do atendente como vendedor.
?Nossa maior preocupação é atender integralmente nossos clientes, oferecendo a eles produtos desenhados de acordo com as suas necessidades, além de um bom relacionamento em todos os processos: desde a assinatura do contrato até mesmo em casos de sinistro?, explica o diretor de seguros patrimoniais da seguradora, Alexandre Batista.
Na avaliação do superintendente de relacionamento com o cliente da companhia, Antônio Campoi, um dos fatores determinantes à conquista do prêmio são as pesquisas de satisfação realizadas com os clientes. A parceria da central de relacionamento com as áreas que vendem e operam os produtos também é fundamental. A política de relacionamento com fornecedores, por exemplo, também se reflete em qualidade para o consumidor. Desde 2008, todos os contratos do Grupo apresentam cláusulas que permitem rescindir parcerias com fornecedores, caso eles pratiquem crimes ambientais, lavagem de dinheiro, utilizem mão-de-obra infantil ou tenha outros contrários aos direitos humanos e à sociedade. Além disso, a Caixa Seguros disponibiliza à população um canal para denúncias anônimas. ?O consumidor moderno não deseja apenas ser bem atendido. Deseja também ter um consumo responsável e proveniente de fontes sustentáveis?, afirmou Campoi.
J.N.
Revista Apólice