Ultima atualização 28 de setembro

A Previdência não derrete

A manchete no jornal era grave: “A crise no mercado financeiro chegou aos fundos de previdência privada. Investidores que, em busca de maior rentabilidade, incluíram uma parcela de renda variável, amargam prejuízo”. A notícia era verdadeira – em 2008. Naquele ano, não tão distante, mais uma vez, o tom geral dos mercados era de fim do mundo. Como de outras vezes anteriores, em que a ciranda financeira e produtiva parecia ferida de morte por algum fator extraordinário ou ordinário, o sistema parecia ameaçado. E mais uma vez, depois de 2008, os mercados voltaram ao normal, e a Previdência Privada atrelada à renda variável, que naquele momento parecia mal, voltou a ser lucrativa e interessante.
Neste momento, em que os mercados europeus e americanos parecem mais uma vez estarem com o fim decretado e a Bovespa derrete, é útil observar antigas lições que investidores experientes não esquecem, mas que outros analistas, um pouco mais afoitos e descuidados, teimam em esquecer: para ganhar com investimentos é preciso planejar com antecedência e permanecer em suas posições financeiras. E esta é a síntese da Previdência Privada. Um investimento de longo prazo, de décadas, no qual, ano após ano, o investidor constrói seu futuro. A previdência traz em seu nome a filosofia do bom investimento de capital: a pré-visão, a conjetura, a antevisão, a paciência. Por isso, dentre todos, talvez seja o investimento mais distante das crises temporárias e mais propenso a manter sua rentabilidade no longo prazo.
Dificilmente o cenário dos últimos anos se repetirá tal e qual ocorreu, a Bovespa pode ter derretido durante alguns dias, a crise climática atinge a África e a China, a crise americana persiste, e não é por este motivo que você deve passar a guardar suas economias debaixo do colchão. Contra as perdas, a calma, pois o panorama tende a melhorar.
A Previdência Privada é uma das alternativas mais atrativas para que você possa se planejar de forma adequada para acumular seus recursos, pois, além de todos os benefícios fiscais oferecidos, a disciplina que é imposta ao titular de um plano de previdência é a chave para que suas economias possam chegar intactas e acrescidas da rentabilidade ao final do período de contribuições, e assim, serem transformadas em uma complementação de aposentadoria. Ao contrário do rumo que poderia tomar aquela sua poupança, onde na primeira dificuldade ou necessidade seria destinada para um empréstimo de emergência para o cunhado, para a compra de um carro novo, ou então para uma viagem desnecessária.
Segundo dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), o mercado de previdência privada aberta arrecadou, entre janeiro e julho, R$ 28,7 bilhões, um crescimento de 23,8% em relação ao mesmo período de 2010. Números positivos resultantes principalmente dos bons resultados dos investimentos feitos no VGBL, que somou R$ 23,3 bilhões, alta de 28,06% se comparado ao acumulado do ano passado.
As características técnicas dos fundos de previdência reforçam suas boas qualidades para investimento em momentos de turbulência. Com a normatização e fiscalização rígida e prudencial da SUSEP, se por um lado reduz lucros pelo conservadorismo, por outro traz segurança para o setor em momentos como este.
O mundo não vai acabar e outras crises virão. O importante para os que planejam investir em fundos de previdência é lembrar que a renda variável é essencial para agregar valor. Para conquistar sua poupança pessoal é necessário estar exposto à renda variável, em especial para aqueles que ainda estão distantes do momento da aposentadoria. Depois da crise, a valorização virá. Investir em um plano complementar de aposentadoria deve ser objetivo de todos, por meio de um pequeno esforço dos jovens, e grande, porém necessário empenho, daqueles que já passaram dos 40. O tempo é o principal aliado do investidor disciplinado e inteligente.

Keyton Pedreira é economista e advogado especializado em Previdência Privada e Diretor Executivo da Nunes & Grossi

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock