Ultima atualização 12 de agosto

Resolução 225 não representa retrocesso, afirma superintendente da Susep

A Resolução 225 do CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados) não representa retrocesso para o mercado de seguros, assegurou o superintendente da Susep, Luciano Santanna, em um comunicado-resposta aos questionamentos do deputado Beto Mansur sobre a obrigatoriedade de contratação de 40% com resseguradores locais. Na contramão do que alegam diversos juristas, o representante da autarquia reafirmou que a obrigatoriedade não extrapola a Lei Complementar 126/2007. Segundo ele, a lei “já previa restrição dessa natureza” e o “CNSP nada mais fez do que regulamentar dispositivo legal aprovado pelo Congresso Nacional”.
Santanna explicou também a possibilidade de as seguradoras poderem contratar, parcial ou totalmente, resseguradores estrangeiros, admitidos ou eventuais, no caso de não houver interesse dos locais – o que deve ser comprovado documentalmente. Além disso, o superintendente admitiu a falta de “previsão expressa” na Resolução sobre a possibilidade de contratar resseguradores estrangeiros admitidos ou eventuais quando não houver interesse pelo mercado ressegurador local. No entanto, afirmou que a Susep já está estudando propor uma nova resolução sobre o tema para esclarecer a situação de forma mais adequada.

Mercado nacional
Segundo Santanna, um dos objetivos da resolução é fomentar o mercado local de resseguradores por meio da ampliação de companhias locais. Outra vantagem seria viabilizar uma supervisão mais adequada em relação aos aspectos solvência, capacidade financeira e atividades das empresas.
Questionado pelo deputado se não poderia ocorrer o inverso e o setor registrar um aumento de preços, Santanna afirmou que a Susep monitora o mercado e não verificou essa tendência. “O único efeito concreto foi o aumento do interesse de empresas estrangeiras de atuar no país como ressegurador local, o que vai ao encontro do objetivo do órgão regulador de fomentar o mercado local”, completou.

Jamille Niero
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO