Ultima atualização 07 de julho

Colaboradores da Marinho Despachantes aprendem sobre sustentabilidade

Cerca de 130 colaboradores da Marinho Despachantes participaram de um dia de atividades sobre sustentabilidade, no último sábado, 2 de julho, no Parque de Vivência Explora Mundi, localizado em uma área de 70 mil metros quadrados, em Arujá (SP).
Divididos em quatro equipes, os participantes chegaram ao Parque por volta das 9 horas e foram recepcionados com uma performance teatral que apresentou o desafio do dia: todos deveriam seguir personagens do passado: Peneu (deus-rio da mitologia Grega), Ozônio e Doméstica; e do futuro: Gana, Urbana e Estufa, para procurar o “hoje”.
“Na questão ambiental vivemos uma situação ambígua entre o passado e o futuro: ou as pessoas vivem de um passado onde tudo era maravilhoso, onde era possível nadar no rio Tietê e o ar era puro; ou ficamos aterrorizados com um futuro onde não há esperanças. A nossa proposta é sensibilizar as pessoas para que fiquem atentas ao hoje, pois com isso poderemos mudar o futuro”, explicou a diretora pedagógica da Eloin, empresa organizadora do evento, Elisabete da Cruz. “Com esse projeto queremos despertar o gosto pela natureza, pois as pessoas cuidam daquilo que gostam: seja uma pessoa, um animal, uma planta, um objeto, etc. A partir do momento que elas passam a gostar mais da natureza, elas começam a prestar mais atenção e percebem que ainda dá tempo de mudar”, completou.
Após a apresentação inicial, os participantes tomaram um café da manhã e receberam um copo de água amarrado em um cordão. Eles receberam também uma sacola para recolher o lixo que foi colocado propositadamente na mata e outra sacola para recolher as pistas sobre o “hoje”, mensagens passadas de uma forma lúdica.
As quatro equipes passaram por cinco estações: água, terra, extinção, reaproveitamento e lixo. “Falar de sustentabilidade sem que as pessoas vivam uma experiência fica algo muito distante. A ideia aqui é despertar esse interesse. Na estação terra, por exemplo, os participantes fazem o plantio de uma leguminosa que é um combatente natural do mosquito da dengue. Com esta ação, é possível demonstrar a importância do equilíbrio do nosso eco-sistema”, disse Elisabete.

Mais adubo, menos lixo

Ainda na estação terra, os colaboradores da Marinho Despachantes conheceram o processo de reciclagem de materiais orgânicos por meio de composteiras. Neste processo, os restos de comida são alimentos de minhocas e seus dejetos se transformam em húmus (adubo natural) e o líquido que sai da decomposição dos alimentos, conhecido como chorume, serve como pesticida natural.
“Aproximadamente metade do nosso lixo caseiro é orgânico. Isso significa que transformarmos os resíduos úmidos em adubo para as plantas, podemos reduzir o volume de lixo também pela metade. Quando bem cuidada, a composteira não cheira mal e não atrai moscas”, contou Elisabete.
Para a colaboradora Tatiane Castro, 31 anos, que está esperando sua primeira filha, a atividade foi surpreendente. “Pudemos interagir com todo mundo, mesmo com aquelas pessoas que não estamos ligados diariamente. Acho que atitudes como essa são muito importantes porque em cada cantinho tem uma história, uma informação ou uma novidade para conhecer. A reciclagem do lixo, por exemplo, pode ser aplicada tanto na empresa, como em casa”, disse Tatiane.
Já na estação água os números são alarmantes: segundo cientistas, daqui apenas 50 anos não haverá mais água na terra. Apenas 15 minutos de banho são suficientes para gastar 144 litros de água e uma pessoa que tem o hábito de deixar a torneira aberta ao escovar os dentes, gasta 16 mil litros de água por ano.
Por que é tão importante economizar água? Segundo as informações passadas na oficina, se toda água do mundo fosse colocada em uma garrafa, apenas uma gota seria de água potável. “Acho ótima essa iniciativa da empresa porque desperta tanto nossa consciência ambiental e social”, comentou o auxiliar administrativo Rafael Prates, de 19 anos.
Na estação extinção, o Parque Explora Mundi, em parceria com a empresa Itapemirim, faz um alerta sobre o tráfego de animais silvestre. “O hoje é um menino mimado, filho do ontem que não lhe deu muita educação, por isso ele está acabando com os animais”, diz a personagem Gana, que busca desesperadamente encontrar os bichos na mata. “Se a gente não cuidar e preservar o meio ambiente, no futuro nossos filhos e netos não terão água, não verão animais e nem a natureza”, observou ainda Rafael.
Na estação reaproveitamento, os participantes conheceram a importância dos 3 Rs (reduzir, reciclar e reaproveitar). Nessa oficina, foram mostrados objetos feitos de materiais reciclados.
Para a presidente da Marinho Despachantes, Elza Aguiar, este trabalho é muito importante porque transmite informações de forma lúdica e cada um pode, com pequenas atitudes, fazer uma grande diferença. “Neste evento, pudemos nos divertir, mas principalmente aprender muito também. Tenho certeza que hoje foi plantada, em cada um de nós, uma sementinha de conscientização, que irá crescer e frutificar”, concluiu Elza.

J.N.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock