Ultima atualização 17 de junho

Terrorismo é uma das principais ameaças aos negócios

Violência política, greves, tumultos, guerras civis ou militares ameaçam o crescimento sustentável, a continuidade e os lucros dos negócios na mesma proporção em que o terrorismo os afeta, de acordo com a Aon Risk Solutions, divisão de gerenciamento de risco da Aon Corporation. Consequentemente, pela primeira vez nos dez anos de sua história, o Mapa de Ameaça Terrorista anual da Aon levará esses fatores em consideração ao avaliar a gravidade das ameaças enfrentadas pelos negócios em todo o mundo.
O Mapa de Violência Política e Terrorismo da Aon de 2011 demonstra crescimento no risco de violência no Oriente Médio e no norte da África, refletindo a expressiva turbulência decorrente dos levantes árabes na região. Ameaças de golpe de estado e rebeliões na África são reflexo de um continente que apresenta riscos significativos de violência política. A agitação civil combinada a disputas por trabalho que surgem devido a medidas austeras em países do oeste europeu, tais como Grécia, França, Espanha e Reino Unido, também estão presentes no mapa. Enquanto isso, o terrorismo continua a afligir severamente zonas de conflito como Iraque, Afeganistão, Paquistão e Somália, bem como partes da Nigéria e da região do Sahel. A ameaça de eventuais atos de terrorismo internacionais ainda preocupa a maioria dos países ocidentais e as maiores potências mundiais.
O mapa, produzido pela Aon com a colaboração da empresa de consultoria em segurança Janusian, que faz parte da Risk Advisory Group, reflete os dados registrados por duas ferramentas: o Terrorism Tracker, que monitora os indicadores internacionais de ameaça terrorista, incluindo ataques, conspirações, comunicados e contramedidas de governos, e o Aon WorldAware, que fornece informações de risco dos países aos viajantes e uma avaliação especializada da situação de segurança em mais de 200 países. Atribui-se um nível de ameaça a cada local, começando por ínfimo, subindo para baixo, médio, alto até chegar a grave.
O Mapa de Violência Política e Terrorismo da Aon funciona como um medidor de intensidade da ameaça de violência política para os negócios internacionais em cada um dos países. Três ícones indicam as possíveis formas com que tal violência pode se manifestar:
Neil Henderson, chefe de terrorismo da equipe de gerenciamento de crise da Aon Risk Solutions, comenta: “Embora os ataques de 11 de setembro tenham incentivado a elaboração do Mapa, as questões que mais deveriam preocupar as pessoas e as empresas têm evoluído demais na última década”. Ele explica que, apesar de o terrorismo continuar sendo uma ameaça concreta no mundo, a realidade mostra que os riscos à continuidade dos negócios também decorrem da violência política em suas diversas formas de manifestação. “A mudança na pontuação do mapa não deve ser vista como uma diminuição na incidência ou na gravidade das ameaças terroristas, mas sim como algo que oferece às empresas uma visão mais inclusiva de questões de gerenciamento de riscos enfrentados ao redor do mundo”, completa.
Segundo ele, as empresas devem primeiro identificar perigos iminentes e colocar em prática um programa de gerenciamento de riscos abrangente, com a finalidade de proteger funcionários, bens materiais e o lucro. Ele também avalia que o mercado de seguros contra terrorismo está bastante maduro e é capaz de lidar com riscos internacionais complexos. Portanto, deve ser considerado como parte de um programa de gerenciamento de riscos.
David Claridge, diretor executivo da Janusian, acrescenta: “Ameaças terroristas continuam preocupando os gestores de riscos corporativos. Grupos terroristas islâmicos continuam perseguindo eventos mundiais, como a Al-Qaeda e suas tentativas de explodir aviões de carga na Península Arábica em outubro do ano passado e de levar ao mundo suas queixas locais atacando alvos como o aeroporto Domodedovo de Moscou”.
O Mapa de Ameaça Terrorista da Aon de 2011 completo pode ser visto no link http://www.aon.com/terrorismmap.

J.N.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO