Ultima atualização 10 de junho

Kleber Carreira assume presidência do Instituto Autoglass

Com foco na defesa do meio ambiente para as gerações futuras e na sustentabilidade no setor de vidros automotivos, Kleber Carreira assume a presidência do Instituto Autoglass, em Vila Velha, no Espírito Santo. Fernando Carreira, que esteve à frente da entidade nos últimos anos, assume a diretoria.
Criado em 2008, o instituto visa contribuir para a conscientização da sociedade quanto à importância da preservação ambiental por meio de atividades, cursos profissionalizantes, seminários, debates e patrocínio cultural a eventos. Os trabalhos são mantidos com os recursos antes empregados no pagamento da extinta CPMF. Kleber Carreira também é administrador da empresa capixaba Autoglass, especializada em serviços junto ao mercado segurador na área de vidros automotivos e que também cumpre seu papel como empresa socialmente responsável. Por mês, são enviadas 130 toneladas de resíduos de vidros para reciclagem, por meio de logística reversa aplicada em todo o país. O material é reaproveitado na produção de garrafas, tintas, lã de vidro, jateamento, entre outros.
“O principal objetivo da minha administração é fazer com que o Instituto Autoglass cresça, principalmente com a ampliação das ações educativas realizadas junto às escolas, e contribuir para que o Brasil passe a reciclar todos os itens do automóvel em curto período de tempo”, resume. Segundo Carreira, além dos vidros que são substituídos nos veículos, componentes como estofamento e para-choques também poderiam ser reaproveitados.
No Espírito Santo, a reciclagem de vidros automotivos já é lei (nº 9.013/2008) e o instituto dedica-se para que esta prática seja obrigatória em todo o país, por meio do Projeto de Lei nº 477/2009, que no ano passado foi aprovado no Senado Federal e está na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização de Controle (CMA) da Câmara dos Deputados. Além de defender esta causa, o instituto também busca fazer uma análise e estudo do setor e educação socioambiental.
Entre as ações para promover esta conscientização, destaca-se o projeto Coleta Seletiva, trabalho realizado em 16 escolas nos municípios de Vila Velha, Vitória, Cariacica e Serra para despertar a consciência ambiental de crianças e jovens por meio de palestras, dinâmicas, e gincanas com arrecadação de material reciclável. “No ano que vem, queremos ampliar em 50% o atendimento aos alunos, passando para 24 escolas”, explica o presidente, que define o trabalho com jovens como fundamental para a conscientização ambiental. Todo o dinheiro obtido com a venda do material é revertido para ações nos próprios estabelecimentos de ensino em prol dos estudantes.
Também para janeiro de 2012, o presidente prevê a implantação do Bussiness Intelligence (BI), sistema que permitirá o acesso rápido a informações do setor por meio de cruzamento de dados da carteira de 4 milhões de veículos das seguradoras que trabalham junto à Autoglass. Com isso, será possível identificar, por exemplo, quais estradas brasileiras têm maior incidência de quebra de vidros ou quais os principais motivos das ocorrências. “Há empresas que demoram até cinco anos para implantar o BI, mas até o início do ano que vem, a instalação do nosso sistema deverá estar concluída”, garante.

J.N.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock