Ultima atualização 01 de abril

INSS é o líder em ações na Justiça brasileira

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o líder no número de ações na Justiça. Segundo estudo divulgado ontem, 31 de março, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a autarquia aparece com 22,3% das ações em âmbito nacional.
“O relatório do CNJ repercute três situações sociais latentes no Brasil. A primeira é a facilidade de acesso à justiça nas demandas previdenciárias, em especial através da excelente atuação da Defensoria Pública da União e daqueles que estudam a causa. Em segundo, o descumprimento reiterado de normas e princípios por parte da autarquia em alguns casos, o que tem promovido até a condenação desta em danos morais”, avalia a advogada Melissa Folmann, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP).
Por último, segundo Melissa, é a descoberta, nos últimos 10 anos, do Direito Previdenciário por estudiosos, advogados e pela mídia, o que tem feito com que o cidadão descubra seus direitos e recorra ao Judiciário. “Pois, até então, sequer existia a disciplina de Direito Previdenciário nas faculdades e pouco se conhecia sobre os direitos do segurado, o volume de livros sobre o tema era pífio diante do universo da bibliografia atual”, revela a presidente.
A advogada destaca ainda que as demandas judiciais não significam, em grande parte, uma divergência de interpretação da lei entre o INSS e o Judiciário. “A lei é uma só, a qual deve ser cumprida e, em não o sendo, o Judiciário atua”.
Segundo a pesquisa do CNJ, o segundo colocado é a Caixa Econômica Federal (CEF) com 8,5% e a Fazenda Nacional aparece na terceira colocação, com 7,4%. A lista elenca os cem maiores litigantes do País e está subdividida em quatro outras, que detalham os maiores litigantes nacionais de acordo com o ramo de justiça.
O ranking foi elaborado a partir da compilação de todos os processos enviados pelos tribunais federais, trabalhistas e estaduais ao CNJ, com posterior classificação dos cem primeiros, de acordo com a participação percentual em relação aos cem primeiros.

J.N.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO