Ultima atualização 15 de março

ANS inaugura novo portal corporativo

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lança, neste terça-feira, dia 15, o seu novo portal corporativo. A proposta é oferecer uma navegação simplificada e uma linguagem mais acessível.
A reformulação da principal ferramenta de comunicação da ANS com seus públicos teve início em 2009 e contou com o envolvimento de toda a instituição. Um comitê formado pelos setores de Comunicação Social, Informática, Informação e pela Ouvidoria da Agência coordenou o trabalho. O resultado é um portal mais claro e com maior destaque aos serviços disponíveis ao cidadão.
“Entendemos esse novo portal como um excelente case de gestão do governo federal, pois é resultado de pesquisas com todos os perfis de usuários. A ANS ouviu seus clientes e vai continuar ouvindo, pois esse é um processo contínuo”, ressalta Bruno Sobral, secretário-geral da Agência e coordenador do comitê do portal.
O novo site da ANS foi desenvolvido em gerenciador de conteúdo gratuito (software livre) e cumpre todas as recomendações de acessibilidade que constam das diretrizes do Programa de Governo Eletrônico Brasileiro (E-Gov). Entre as principais novidades estão a criação de áreas destinadas aos dois principais públicos da ANS: consumidor e operadoras de planos de saúde; a possibilidade de assinatura de conteúdos; a compilação de toda a legislação do setor, com as referências de alterações e revogações marcadas no texto; o acesso facilitado a perguntas frequentes e aos canais de atendimento da Agência; o layout mais dinâmico com fotos em rotação automática na página inicial; e o acesso rápido às áreas que apareceram como as mais acessadas pelos públicos nas pesquisas realizadas.

Pesquisas e testes foram a base da reformulação
O projeto de reformulação do portal da ANS foi desenvolvido com reuniões periódicas e muita pesquisa. Inicialmente, foram utilizadas métricas para conhecer os públicos do portal e as áreas mais acessadas. Com base nesses dados, foram feitos testes presenciais e remotos de navegação, por meio de formulários eletrônicos disponíveis no sítio para quem quisesse participar.
Uma das técnicas presenciais utilizadas para melhor compreensão do ponto de vista do usuário foi o Card Sorting, método que procura observar como usuários do público-alvo organizam, por meio de cartões, as informações da forma que seja mais útil para eles. Dessa maneira, é possível reproduzir no portal a lógica de quem o acessa, não a que parece mais interessante do ponto de vista da instituição.
Para avaliar as implementações de arquitetura da informação, novos testes de usabilidade foram feitos com frequentadores do Procon do Rio de Janeiro, representantes de operadoras de planos de saúde e de prestadores de serviços de saúde, além de servidores da própria ANS.
O resultado está à disposição de todos para consultas, críticas e sugestões, num processo contínuo de aprimoramento. Contribuições podem ser enviadas para [email protected].

J.N.
Revista Apólice

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