Ultima atualização 11 de fevereiro

Declaração de Serviços Médicos é tema de evento

Problemas na declaração de despesas médicas de pessoas físicas sempre foram um dos principais motivos pela quantidade de Declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física retidas em malha fiscal. E agora, a Receita Federal realizará controle ainda mais efetivo sobre as informações enviadas. Já esse mês, começa a obrigatoriedade de entrega da Declaração de Serviços Médicos e de Saúde para empresas do setor. O objetivo é identificar inconsistências e reduzir as retenções. Para as companhias que atuam nesse mercado, porém, as adaptações exigem cuidados. Um dos principais pontos de atenção precisa ser com o certificado digital, assinatura eletrônica que pode ser utilizada para garantir a autenticidade do documento.
O tema DMED e a segurança do certificado digital serão abordados pela NFe do Brasil em um evento no dia 17 de fevereiro, em São Paulo. O encontro será voltado para profissionais da área de saúde, hospitais, laboratórios, clínicas odontológicas, clínicas de fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia e clínicas médicas de qualquer especialidade, além de empresas de planos de assistência à saúde. A NFe, especializada em inteligência fiscal eletrônica, orientará sobre as medidas a serem tomadas para fugir dos riscos. Problemas como roubo, cópia ou desvio do certificado impedem que seja emitida a DMED, por isso, tamanha importância da guarda segura. A multa para quem não apresentar o arquivo no prazo estabelecido é de R$ 5 mil por mês/calendário.
“O certificado digital é a prova legal de que o médico ou clínica é responsável por tal documento. Caso esse certificado vá parar em mãos erradas, pode causar um prejuízo irrecuperável. É necessário ter recursos seguros para a guarda dele”, comenta Marco Antônio Zanini, presidente da NFe do Brasil. Ele ressalta ainda que as empresas estão adquirindo rapidamente o certificado digital para atender a obrigatoriedade de emissão da DMED imposta pela Receita, mas o quesito segurança merece atenção especial por parte dos profissionais da área de saúde.
O evento é gratuito e as vagas são limitadas. Inscrições vão até o dia 16 de fevereiro pelo telefone 3304-3131 ou pelo e-mail [email protected].

Quem é obrigado a emitir a DMED?
São obrigadas a apresentar a DMED, as pessoas jurídicas ou equiparadas nos termos da legislação do imposto de renda, prestadoras de serviços de saúde, e as operadoras de planos privados de assistência à saúde. São eles: psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, dentistas, hospitais, laboratórios, serviços radiológicos,
serviços de próteses ortopédicas e dentárias, e clínicas médicas de qualquer especialidade, bem como os prestados por estabelecimento geriátrico classificado como hospital pelo Ministério da Saúde e por entidades de ensino destinados à instrução de deficiente físico ou mental.

J.N.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock