Ultima atualização 14 de janeiro

Mudanças feitas no resseguro são desastrosas, para a ABGR

A Associação Brasileira de Gerência de Riscos (ABGR), que reúne empresas privadas e estatais tomadoras de seguros, entrou na polêmica envolvida em torno da mexida no resseguro, determinada pelas Resoluções 224 e 225, editadas pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) no final do ano passado. Em nota, a entidade diz que as mudanças são “altamente nocivas aos interesses do Brasil” e pede a sua revogação.
Com as novas regras, a instituição lembra que o governo proibiu que o resseguro seja feito entre empresas do mesmo grupo e determinou que o repasse da oferta de 40% dos contratos, antes tida como preferencial, é obrigatório para as resseguradoras locais.
Segundo o comunicado, as duas resoluções, “além de contraditórias em relação aos textos que visam alterar, são utópicas e não levam em conta a realidade da atividade resseguradora internacional”. E prossegue: “Como se não bastasse, ainda alteram texto de lei complementar (126/2007), o que é absolutamente vedado pelo arcabouço jurídico pátrio”.
Para a ABGR, com a abertura do mercado nacional para outras resseguradoras atuarem no segmento (brasileiras e estrangeiras), as seguradoras em menos de três anos passaram a contar com produtos mais afinados com as necessidades da sociedade e das empresas de todos os tamanhos.
As resoluções, na opinião da entidade, vão acarretar, no mínimo, o encarecimento do seguro brasileiro. Na pior das hipóteses, a AGBR antevê resultado desastroso: “As grandes obras a serem realizadas nos próximos anos não terão suporte de seguro, o que pode inviabilizar inclusive a prospecção do pré-sal e a realização da Copa do Mundo de Futebol e dos Jogos Olímpicos de 2016”.
A diretoria da entidade se diz, contudo, confiante na sensibilidade do governo quanto a importância da nação ter um sistema de seguros moderno, baseado nas melhores práticas da atividade, inserido no contexto internacional e capaz de dar as garantias necessárias ao desenvolvimento sustentável nacional.

Jornal do Commercio – Rio de Janeiro

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock