Tudo branco e azul pela paz no trânsito. De acordo com Rogério Flausino, vocalista da banda Jota Quest, essa era a visão do palco montado no Parque da Independência (SP), ontem, 12 de dezembro, para o evento de comemoração de 1 ano da Campanha Trânsito+gentil. Escolhido pelo grupo para encerrar a turnê “La Plata”, sexto álbum de estúdio do Jota Quest, o show reuniu cerca de 12 mil pessoas. “Esta festa só ‘rolou’ porque há uma boa causa por trás dela. É uma ideia simples e básica de estimular mais gentileza no trânsito”, resumiu.
Lançado pela Porto Seguro, estima-se que o movimento Trânsito+gentil já tem sua marca estampada em 10% dos carros que circulam na cidade de São Paulo. No total, já foram distribuídos mais de 3,5 milhões de adesivos. Embora uma das principais dificuldades da campanha seja a mensuração de números e resultados, a seguradora pretende, neste segundo ano de atuação, instalar pontos de referência nas horas de maior movimento para quantificar quantas pessoas já aderiram à ação. Para alavancar o número de apoiadores, uma das estratégias da Porto Seguro são as blitze de distribuição do adesivo em padarias e bancas de jornais.
Números apurados em outubro na comparação com setembro mostram que a página oficial da campanha já tem 10 mil apoiadores. Só no Facebook, rede na qual o Trânsito+gentil conta com 6 mil participantes, foi obtido aumento de 20,3% no número de apoiadores da causa. Além disso, ainda houve crescimento de 31,3% no total de visualizações dos vídeos postados no Youtube – são mais de 22 mil visualizações. No Twitter, são mais de 5 mil seguidores, com e 16,6% mais menções ao @transitogentil e à hashtag #transitomaisgentil – mais de 5 mil em números absolutos. “Estamos satisfeitos com a campanha. O evento de 1 ano ajudará a dar visibilidade para o movimento Trânsito+gentil. Esperamos que no futuro possamos até desassociar a marca da Porto e que o símbolo estampado nos nossos adesivos seja referência de gentileza no trânsito”, resumiu Fábio Luchetti, vice-presidente executivo da seguradora, ontem, durante o show.
Além de ouvir os sucessos da banda Jota Quest, a multidão que lotou o parque da independência também assistiu aos shows dos grupos Groove Samba e Allegro Coral & Orquestra e de Nanny Soul, cantora da banda do Programa Altas Horas, & Grovadelics. Na área reservada para convidados da Porto Seguro, estavam os apresentadores do evento Marco Luquet e Angela Dip, atores globais e atletas como a ex-jogadora de basquete Hortência, Giba e Maurício Lima, do vôlei brasileiro, entre outros.
Falta muita gentileza
Segundo o vice-presidente executivo da Porto Seguro, as pessoas estão jogando no trânsito todo o seu estresse, pois andam muito tensas. Fechar o motorista ao lado, não dar passagem, entre outras ações nada gentis já são frequentes nas ruas. Somado a isso o aumento da frota de veículos em circulação – são mais de 6 milhões em São Paulo – e os constantes congestionamentos aumentam o nível de irritabilidade dos motoristas. Conforme dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), nos últimos 13 anos a velocidade média dos carros nos horários de pico passou de 17,5 km/h para 11,7 km/h. São 61 veículos para cada 100 habitantes, conforme estimativas da CET. “A culpa do problema é sempre do outro. Por qualquer motivo, as pessoas fecham as outras no trânsito ou fazem outras ações erradas. Há muita coisa a ser feita. Nosso objetivo é estimular os cidadãos a não usar mais a violência no trânsito e fazer com que a campanha seja apadrinhada pela própria cidade de São Paulo”, observou Luchetti.
O tema gentileza no trânsito é, inclusive, uma das questões da ONU (Organização das Nações Unidas) que decidiu em março deste ano que o período de 2011 a 2020 seja nomeado pelos países membros como a “Década de Ações para a Segurança Viária”. “Como não cabe a nós falar de leis, destacamos a conduta e atitudes das pessoas”, completou Luchetti. E essas podem, com certeza, ser mais gentis.
Aline Bronzati
Revista Apólice