Ultima atualização 13 de dezembro

Trânsito+gentil leva 12 mil pessoas ao Parque da Independência (SP)

Tudo branco e azul pela paz no trânsito. De acordo com Rogério Flausino, vocalista da banda Jota Quest, essa era a visão do palco montado no Parque da Independência (SP), ontem, 12 de dezembro, para o evento de comemoração de 1 ano da Campanha Trânsito+gentil. Escolhido pelo grupo para encerrar a turnê “La Plata”, sexto álbum de estúdio do Jota Quest, o show reuniu cerca de 12 mil pessoas. “Esta festa só ‘rolou’ porque há uma boa causa por trás dela. É uma ideia simples e básica de estimular mais gentileza no trânsito”, resumiu.
Lançado pela Porto Seguro, estima-se que o movimento Trânsito+gentil já tem sua marca estampada em 10% dos carros que circulam na cidade de São Paulo. No total, já foram distribuídos mais de 3,5 milhões de adesivos. Embora uma das principais dificuldades da campanha seja a mensuração de números e resultados, a seguradora pretende, neste segundo ano de atuação, instalar pontos de referência nas horas de maior movimento para quantificar quantas pessoas já aderiram à ação. Para alavancar o número de apoiadores, uma das estratégias da Porto Seguro são as blitze de distribuição do adesivo em padarias e bancas de jornais.
Números apurados em outubro na comparação com setembro mostram que a página oficial da campanha já tem 10 mil apoiadores. Só no Facebook, rede na qual o Trânsito+gentil conta com 6 mil participantes, foi obtido aumento de 20,3% no número de apoiadores da causa. Além disso, ainda houve crescimento de 31,3% no total de visualizações dos vídeos postados no Youtube – são mais de 22 mil visualizações. No Twitter, são mais de 5 mil seguidores, com e 16,6% mais menções ao @transitogentil e à hashtag #transitomaisgentil – mais de 5 mil em números absolutos. “Estamos satisfeitos com a campanha. O evento de 1 ano ajudará a dar visibilidade para o movimento Trânsito+gentil. Esperamos que no futuro possamos até desassociar a marca da Porto e que o símbolo estampado nos nossos adesivos seja referência de gentileza no trânsito”, resumiu Fábio Luchetti, vice-presidente executivo da seguradora, ontem, durante o show.
Além de ouvir os sucessos da banda Jota Quest, a multidão que lotou o parque da independência também assistiu aos shows dos grupos Groove Samba e Allegro Coral & Orquestra e de Nanny Soul, cantora da banda do Programa Altas Horas, & Grovadelics. Na área reservada para convidados da Porto Seguro, estavam os apresentadores do evento Marco Luquet e Angela Dip, atores globais e atletas como a ex-jogadora de basquete Hortência, Giba e Maurício Lima, do vôlei brasileiro, entre outros.

Falta muita gentileza
Segundo o vice-presidente executivo da Porto Seguro, as pessoas estão jogando no trânsito todo o seu estresse, pois andam muito tensas. Fechar o motorista ao lado, não dar passagem, entre outras ações nada gentis já são frequentes nas ruas. Somado a isso o aumento da frota de veículos em circulação – são mais de 6 milhões em São Paulo – e os constantes congestionamentos aumentam o nível de irritabilidade dos motoristas. Conforme dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), nos últimos 13 anos a velocidade média dos carros nos horários de pico passou de 17,5 km/h para 11,7 km/h. São 61 veículos para cada 100 habitantes, conforme estimativas da CET. “A culpa do problema é sempre do outro. Por qualquer motivo, as pessoas fecham as outras no trânsito ou fazem outras ações erradas. Há muita coisa a ser feita. Nosso objetivo é estimular os cidadãos a não usar mais a violência no trânsito e fazer com que a campanha seja apadrinhada pela própria cidade de São Paulo”, observou Luchetti.
O tema gentileza no trânsito é, inclusive, uma das questões da ONU (Organização das Nações Unidas) que decidiu em março deste ano que o período de 2011 a 2020 seja nomeado pelos países membros como a “Década de Ações para a Segurança Viária”. “Como não cabe a nós falar de leis, destacamos a conduta e atitudes das pessoas”, completou Luchetti. E essas podem, com certeza, ser mais gentis.

Aline Bronzati
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO