Acaba de chegar ao mercado brasileiro um novo serviço de agendamento online de consultas e serviços em geral. Voltado a profissionais liberais de diversos setores, entre eles médicos, dentistas, fisioterapeutas e outros da área de Saúde, e também a clínicas de diferentes especialidades, o Agenda Segura (www.agendasegura.com.br) permite que ofereçam para seus pacientes uma alternativa gratuita de agendar uma consulta.
Para contar com o serviço, o profissional de saúde ou a clínica devem fazer um cadastro inicial no portal Agenda Segura. Eles poderão testar o serviço por 30 dias sem nenhum custo. Após esse período, caso tenham interesse em continuar utilizando o sistema, deverão optar por um dos planos de acesso disponíveis a partir de R$28,30/mês. Ao contratar o Agenda Segura, o profissional receberá um endereço de internet próprio, hospedado dentro do portal, para acesso direto à sua página de agendamentos.
Chegando à sua página própria, que também poderá ser personalizada, o profissional deverá cadastrar os serviços que presta e os horários em que oferece o atendimento semanalmente. Além de permitir que gerencie sua agenda de serviços e sua carteira de pacientes, o sistema oferece outras funcionalidades que podem auxiliá-lo no dia a dia, como o envio automático de lembrete via e-mail e SMS para o cliente no dia anterior ao que ele agendou o serviço e duas horas antes do horário marcado. Os profissionais podem, ainda, enviar comunicados para a sua base de clientes, como promoções e avisos, ou mesmo cancelamento de serviços.

Paciente
Ao acessar a página do profissional escolhido, ou mesmo encontrá-lo via mecanismo de busca, o usuário escolhe qual o atendimento que gostaria de agendar e também a melhor data e horário para este agendamento. O próprio site consultará o cronograma do profissional, disponibilizando para confirmação os dois horários livres mais próximos ao escolhido. Em seguida, basta confirmar a ação para finalizar o processo.

Perspectivas
De acordo com Célia Lara, idealizadora do portal e diretora da Agenda Segura, o serviço foi criado para atender a uma necessidade existente entre os profissionais liberais de aprimorar o processo de agendamento de serviços e, com isso, gerar aproximação com os clientes. “Muitos profissionais percebem que o agendamento é parte vital da gestão do relacionamento com o cliente, mas que essa é uma área que não vinha se desenvolvendo na mesma velocidade nem com o mesmo aporte de recursos tecnológicos das outras áreas”, afirma.
Ela ressalta que, além de oferecer benefícios para os profissionais – como maior organização, privacidade, segurança e redução de custos -, o Agenda Segura permite que ele ofereça mais conforto e praticidade para aqueles que optam por seus serviços. “Hoje já nos habituamos a utilizar a internet para fazer compras, movimentações bancárias e outra operações, na comodidade da nossa casa ou mesmo em uma viagem. Com o Agenda Segura, também passa a ser possível agendar serviços profissionais pela web”, completa.
A expectativa da empresa é de contar com cerca de cinco mil profissionais utilizando o serviço já em seu primeiro ano de atividade e mais de 100 mil clientes finais cadastrados. Para atingir essa meta, uma das principais estratégias da Agenda Segura será o fechamento de parcerias com empresas que operam planos médicos e odontológicos, que poderão oferecer o serviço, com descontos, para sua rede credenciada.

J.N.
Revista Apólice