Ultima atualização 29 de outubro

Especialistas discutem situação do trânsito brasileiro em novembro

O número de vítimas e mortes no trânsito brasileiro chega hoje a 37 mil fatalidades/ano e 120 mil feridos internados/ano, de acordo com o Ministério da Saúde. Para uma redução efetiva de vítimas de acidentes de trânsito, além de iniciativas, são necessárias ações organizadas em um plano estratégico. Nos próximos quatro anos, que é o período correspondente ao mandato dos próximos governantes, 150 mil pessoas poderão morrer em virtude da violência no trânsito, e quase 500 mil serão vítimas hospitalizadas, se mantida a atual situação. O impacto econômico dessas tragédias pode chegar a R$ 140 bilhões.
Diante desse quadro, a FGV/EAESP (Fundação Getúlio Vargas) e o movimento Chega de Acidentes! realizam, no dia 17 de novembro, o evento Década de Ações para a Segurança Viária no Brasil – Marco Zero. O encontro, que acontecerá a partir das 9 horas no auditório da FGV, será um ponto de partida para a discussão e acompanhamento das decisões e ações entre os anos de 2011 e 2020, período proclamado pela ONU (Organização das Nações Unidas), em março deste ano, como a Década de Ações para a Segurança Viária.
Na ocasião, os organizadores realizarão um tributo às vítimas de acidentes de trânsito, além de apresentação sobre o cenário atual de acidentes de trânsito no Brasil com o especialista Aílton Brasiliense, ex- diretor do Denatran e presidente da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos). Os participantes do evento receberão recomendações da ONU para a Década, com Otaliba Libânio Neto, representante do Ministério da Saúde, e também a participação de representante da OPAS (Organização Pan-americana da Saúde); a palavra das autoridades e de representantes de setores da sociedade; e a leitura de um manifesto que contém recomendações para que a sociedade e o poder público se engajem na luta por um trânsito sem vítimas.
A data do evento foi escolhida pela proximidade ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito, que este ano será em 21 de novembro. A ONU estabeleceu, em 2005, todo terceiro domingo do mês de novembro como um dia para realizar tributos às pessoas que morreram em virtude de acidentes de trânsito, além de suas famílias, e todos aqueles que de alguma forma tiveram suas vidas afetadas por essas tragédias.

Programação
Início: 9 horas
Abertura – organizadores do evento;
Tributo às vítimas de acidentes;
Situação brasileira sobre acidentes e necessidades – Aílton Brasiliense, presidente da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos);
Recomendações da ONU para a Década de Ações para a Segurança Viária – Otaliba Libânio Neto, representante do Ministério da Saúde, e também participação da OPAS (Organização Pan-americana da Saúde);
Palavra das autoridades brasileiras;
Leitura do manifesto;
Encerramento: 12h30.

J.N.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO