Ultima atualização 29 de setembro

UBF Seguros passa a ser uma empresa Swiss Re

De olho no próspero futuro do mercado brasileiro, a Swiss Re ao lado da International Finance Corporation (IFC) decidiram há nove meses investir mais forte no setor de seguros brasileiro. O passo seguinte foi anunciado esta semana com a capitalização de R$ 40 milhões na UBF Seguros, que até então estava meio de lado do setor. Com o investimento, a Swiss Re passa a ser a sócia majoritária da seguradora com 80%, sendo a IFC a minoritária com os outros 20%.
Para a resseguradora, é uma oportunidade de elevar os 10% dos prêmios em seguros que a companhia possui no mundo – o restante (90%) corresponde a resseguros. Já para a IFC, marca o seu ingresso neste setor. “As necessidades do Brasil são imensas. Pretendemos com esse negócio não ajudar o País por meio de investimentos pontuais, mas também estimular o crescimento do setor de seguros”, avaliou Pedro Mäder Meloni, advisor da IFC para a América Latina e Caribe.
De acordo com ele, os bons resultados angariados neste segmento pelo megainvestidor Warren Buffett serviu como um bom endosso para a IFC investir no mercado de seguros brasileiro. “Não ingressamos antes neste setor, pois as seguradoras brasileiras são bem dotadas de capital e não necessitam de tanto investimento”, justificou.
A negociação aguarda aprovação da Susep (Superintendência de Seguros Privados) e deve sair entre três e seis meses, conforme as expectativas de Ivan Gonzalez, diretor de seguros e linhas especiais para a América Latina e Caribe da Swiss Re, cuja entrevista exclusiva você confere abaixo:

Revista Apólice: Há quanto tempo a Swiss Re e a IFC conversam sobre a capitalização da UBF?
Ivan Gonzalez: Faz mais ou menos nove meses desde que tivemos o primeiro contato. [O acordo foi decidido entre os presidentes das duas instituições.]

Revista Apólice: Quais são as expectativas da Swiss Re com esse novo negócio?
Ivan Gonzalez: Gostaríamos de criar uma das maiores companhias de seguros do Brasil.

Revista Apólice:
Com essa aquisição, a tendência é aumentar a participação da Swiss Re em prêmios de seguro?
Ivan Gonzalez: A fatia correspondente a seguros no grupo está em crescimento. Em países, principalmente, na Europa e nos Estados Unidos já temos bastantes negócios. Porém, nos mercados emergentes não temos tanta participação. Por isso, a possibilidade de expandir nessas áreas é muito grande. [Atualmente, corresponde a 10% dos prêmios emitidos pela Swiss Re no mundo, sendo o restante (90%) em resseguros].

Revista Apólice: O foco da Swiss Re agora são os países emergentes?
Ivan Gonzalez: Sim, para crescer em seguros.

Revista Apólice: A companhia já tem expectativas de quando a negociação será sancionada pela Susep (Superintendência de Seguros Privados)?
Ivan Gonzalez: Esperamos que a aprovação do órgão regulador venha entre três e seis meses, mas ainda não temos certeza da data exata.

Revista Apólice: Só então vocês poderão começar a prospectar novos negócios?
Ivan Gonzalez: Exatamente, mas como a Swiss Re já é acionista da UBF, podemos prospectar negócios pela seguradora enquanto a capitalização juntamente com a IFC não é sancionada pela Susep.

Revista Apólice: O resseguro dos negócios da nova companhia será feito totalmente pela Swiss Re?
Ivan Gonzalez: Não necessariamente. A Swiss Re a partir de agora é a sócia majoritária, mas não detém 100% do capital, pois queremos diversificar. Além disso, temos duas resseguradoras admitidas no Brasil. [Conforme as regras atuais, as seguradoras são obrigadas a repassar às resseguradoras locais 40% dos negócios que geram cobertura de resseguro.]

Revista Apólice: Vocês pretendem expandir a atuação da seguradora além das linhas especiais (seguro garantia e rural) no Brasil?
Ivan Gonzalez: Sim. Todos os segmentos relacionados com infraestrutura: engenharia, construção, marine, energia, mineração, hidrelétrica e outros segmentos interligados, pois todos são similares ao seguro garantia.

Revista Apólice: A Swiss Re tem bastante expertise na área de seguro rural. Aprovada a capitalização da UBF, existe algum produto que já poderia ser implantado imediatamente no Brasil?
Ivan Gonzalez: Acho que sim. Depende um pouco do apetite do mercado brasileiro. Nós temos vários produtos inovadores na área de derivativos para clima para garantir a produção. Precisamos saber se o Brasil tem apetite para isso. Gostaríamos de trazer muitos produtos que temos fora do País.

Aline Bronzati
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO