O Clube de Corretores do Rio de Janeiro realizou no dia 8 de setembro, um almoço em homenagem ao presidente da Generali, Federico Baroglio. O evento contou com a presença de personalidades do mercado, entre as quais, o superintendente da Susep, Paulo dos Santos, que destacou o papel do corretor na área de seguros.
“Toda vez que uma pessoa procurar um seguro, ela vai ter algumas dificuldades de compreender as apólices. O papel do corretor é esse: explicar e identificar um seguro que seja de acordo com as necessidades e possibilidades do cliente”, explicou o titular da Susep.
Federico Baroglio também considera o trabalho do corretor eficiente. “A Generali é 100% corretor de seguros, eles são responsáveis pela comercialização de todos os nossos produtos”, comentou o presidente da seguradora.
Sobre a composição da carteira da companhia, o presidente informou que o seguro de automóveis representa 45% do faturamento, o restante é distribuído entre os ramos elementares e Vida em Grupo. “No primeiro semestre de 2010, nós crescemos acima de 10% e queremos manter esse ritmo até o final do ano”, prospectou. Baroglio chamou atenção para o gap na participação do setor de seguro no PIB nacional, hoje em torno de 3%. No entanto, o Brasil é a sétima economia mundial. “O setor ainda tem muito espaço para crescer”, complementou.
O presidente do Clube dos Corretores do Rio de Janeiro, Amilcar Vianna, ressaltou a tradição da Generali no Brasil ao apoiar o corretor de seguros. “Eles apostaram no país, lá no passado, e não saíram daqui durante estes 85 anos”, afirmou Vianna.
Segundo Baroglio, um dos planos para desenvolver a Generali no Brasil foi a contratação de Marcos Vinicius Lopes Martins, ex-SulAmérica, que chegou com a proposta de reorganizar a empresa e prepará-la para o crescimento.
Novo diretor prepara crescimento
Em uma das primeiras aparições públicas como o novo diretor de automóveis da Generali, Marcus Vinicius Martins afirmou que há um crescimento nos países emergentes, como o Brasil, do poder aquisitivo da população e da frota de automóveis. O Brasil é um bom lugar para se investir e a nossa matriz italiana já percebeu isso. Minha proposta nesse projeto é identificar oportunidades para crescermos com rentabilidade”, disse Martins.
A carteira de automóveis da Generali é responsável por quase a metade de seu faturamento. O executivo tem planos para dobrar os lucros dessa carteira. Mais uma vez, o destaque será a proximidade com o corretor. “Acreditamos muito nesse canal e sabemos que no Brasil as pessoas compram seguro por indicação do corretor”, enfatizou.
O diretor também destacou o bom momento que o Brasil está passando, com as grandes obras necessárias para receber a Copa (em 2014) e os Jogos Olímpicos (em 2016). “Eu vejo um mercado muito grande para o seguro e para o resseguro. Com essa demanda dos eventos, vão surgir oportunidades também para corretores da área”, comentou.
O diretor comercial da Generali, Marco André Carvalho, reforçou a importância de Marcos Vinicius para a Generali. “Ele vem no momento de reposicionamento da empresa perante os corretores, uma vez que a carteira de auto é importante para que eles alavanquem outros negócios”, analisou Carvalho.
J.N.
Revista Apólice