Ultima atualização 12 de agosto

Pamcary cria alternativa para substituir carta-frete

O Pamcard é uma alternativa criada pela Pamcary para substituir a carta-frete. O produto é um sistema de gestão que permite o controle efetivo dos gastos realizados nas operações de transportes. Com ele, é possível gerenciar fretes, pedágios, combustíveis, diárias e contingências. Seu funcionamento é simples. Quando uma empresa contrata um caminhoneiro, por exemplo, entrega ao motorista o cartão Pamcard. A empresa credita on-line a quantia equivalente ao valor do frete e das despesas de viagem. Os valores previstos para pagamento de todos os pedágios do percurso da viagem ficam armazenados separadamente, como exige a Lei do Pedágio.
O Pamcard evita eventuais desvios bancários e o uso de dinheiro em espécie. O cartão também permite operações de débito na rede credenciada Visa e saques na rede de auto atendimento BDN – Bradesco Dia & Noite.

Carta-frete
Este documento regia os pagamentos de despesas dos motoristas nas estradas brasileiras. Através do mecanismo, os motoristas não tinham liberdade de escolha para fazer suas compras e muitas vezes tinham de encarar manobras dos comerciantes – como o sobrepreço em alguns produtos.
A carta-frete era uma estrutura de abuso de poder econômico que obrigava os caminhoneiros a aceitarem esse sistema sob pena de não conseguir trabalho, além de afetar em todos os aspectos a Constituição Federal, o Código de Defesa do Consumidor, Código Penal e a lei Antitrust.
Agora, o fim da carta-frete deve legalizar R$ 44 bilhões e o pagamento do frete do transporte rodoviário passa a ser feito por meio de instrumentos bancários, transferindo os recursos para a formalidade. Com isso, as empresas de cartões serão beneficiadas, já que começarão a criar novos produtos. Outro ponto que deve ser destacado é o fato dos caminhoneiros passarem a ter conta em banco.

J.N.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock