Ultima atualização 23 de agosto

Medicina Preventiva do Grupo Hospitalar Santa Celina recebe certificado de qualidade

O programa de medicina preventiva “Semeando Saúde”, da Hospitalar Santa Celina, foi o primeiro a ser reconhecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) com o grau de excelência na América Latina. A ONA é uma organização não-governamental que avalia e certifica a qualidade dos serviços de saúde, com metodologia validada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
O “Semeando Saúde” nasceu e se desenvolveu inspirado nos padrões de cuidados com a saúde da cultura japonesa. A proposta é conscientizar seus beneficiários da responsabilidade que têm sobre a manutenção de sua saúde, e oferecer ferramentas que garantam uma mudança de comportamento.
O programa tem como metodologia de trabalho o exame detalhado de dados do perfil de cada indivíduo, transformando o resultado desta análise em subsídio para melhor estruturação de programas de promoção da saúde e prevenção de doenças.
Softwares criam indicadores que funcionam como guia de informações para o planejamento e desenvolvimento das ações de medicina preventiva.
“Com base na nossa carteira, apuramos que as empresas reduzem entre 15 e 20% de seus gastos com saúde quando investem em prevenção”, afirma Dr. Marcelo Katayama, gerente Médico do programa. “Com o avanço tecnológico, a medicina tornou-se capaz de diagnosticar precocemente determinadas doenças. Esta realidade, obviamente, acaba antecipando os gastos com saúde, que também crescem, à medida, que a expectativa de vida aumenta”, completa Katayama.
Ainda de acordo com o médico, diante deste cenário, a medicina preventiva assume naturalmente o papel de melhor solução para a diminuição das despesas com saúde pelas empresas, que são as principais clientes dos planos de saúde.
“Quem investe em promoção e prevenção de saúde pode, por exemplo, negociar melhores condições em suas apólices e contratos junto às operadoras de saúde”, comenta Katayama. Mas, por outro lado, as operadoras que oferecem medicina preventiva e/ou promoção de saúde em seus planos, agregam valor aos seus produtos, destacando-se como um diferencial de mercado.

Reserva técnica
O médico aponta outra vantagem para a operadora que contrata o Semeando Saúde: a autorização para o uso dos recursos da reserva técnica em programas de medicina preventiva.
Pela legislação, as operadoras têm que formar uma reserva técnica financeira proporcional ao número de beneficiários e ao risco da operação.
Entretanto ressalta que, como o programa tem sua acreditação validada pela ANS, quem o adquire demonstra para a agência que investe em medicina preventiva e promoção de saúde, conseguindo transferir parte da reserva técnica (passivo) para o ativo de suas empresas.

J.N.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO